Primeira Página Jornal Obras e Projectos Cernache do Bonjardim Abastecimento de água em fase de conclusão
 

Seg

05

Fev

Cernache do Bonjardim Abastecimento de água em fase de conclusão
Obras e Projectos
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Cernache do Bonjardim

Abastecimento de água em fase de conclusão

Está em fase de conclusão a intervenção na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais que permitirá a ligação ao sistema em alta para abastecimento de água. Os trabalhos estão a ser efectuados na zona poente do Concelho, que tem vindo a ser abastecida por furos artesianos e minas. A ampliação da rede de abastecimento em alta, a partir da rede das Águas de Lisboa e vale do Tejo, possibilita um reforço do abastecimento aos sistemas em baixa redução dos sistemas em baixa, permitindo a melhoria considerável na qualidade de água entregue aos munícipes.

A obra foi iniciada em junho de 2017 e a sua conclusão está agendada para a segunda quinzena de fevereiro de 2018. A ligação ao sistema em alta irá permitir o abastecimento de água de qualidade proveniente do sistema do Cabril às localidades de Couceiros, Brejo da Correia, Porto dos Fusos, Mendeira, Vale da Ursa, Casal da Madalena, Almegue, Sambado e Várzea de Pedro Mouro. Simultaneamente, a ligação permitirá o alívio da rede que abastece a vila de Cernache do Bonjardim.

Os trabalhos efectuados no terreno consistem na execução de condutas adutoras (a instalar em valas abertas para o efeitos) em alta a vários sistemas (Couceiros, Brejo da Correia, Porto dos Fusos, Mendeira e Vale da Ursa), a sua ligação a um ponto de entrega e aos reservatórios existentes. Não serão construídas estações elevatórias, dado que a adução é gravítica. Depois de implementada, a ampliação da rede irá permitir servir perto de 600 consumidores com água de melhor qualidade, em termos de consumo e de pressão de serviço.

Com uma extensão total de 16 km, a empreitada ficou a cargo da empresa JRSF, no valor de 342806,77€ (IVA incluído), sendo comparticipada em 85% pelo programa POSEUR.

Rogério Fernandes, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Sertã mostra-se bastante satisfeito por "finalmente ver feita no terreno uma obra há muito necessária e prevista em anteriores planos de atividade". Com esta intervenção considerável, "a Câmara Municipal da Sertã garante, assim, um abastecimento de água de qualidade à população, deixando de parte o recurso a minas e furos que não ofereciam garantias de qualidade," conclui o autarca.

 

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais