Primeira Página Jornal Cultura Biblioteca Municipal celebra 10º aniversário e comemora ano europeu do património cultural
 

Sex

02

Fev

Biblioteca Municipal celebra 10º aniversário e comemora ano europeu do património cultural
Cultura
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Biblioteca Municipal celebra 10º aniversário e comemora ano europeu do património cultural

Vila Velha de Ródão - A Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM), em Vila Velha de Ródão, comemora este ano o seu 10º aniversário de atividades regulares. A data está a ser assinalada com um conjunto de iniciativas, das quais se destacam as que estão integradas no Ano Europeu do Património Cultural e que visam a promoção do conhecimento do património cultural, artístico e literário do mundo, da europa e do nosso país.
A celebração dos 10 anos da Biblioteca teve início, a 19 de janeiro, com o lançamento do segundo número da revista «O FANZINE DA BMJBM». A publicação, composta por seis fascículos, intitula-se «Memórias de uma biblioteca no ano do seu 10º aniversário» e será oferecida aos utentes da Biblioteca no dia 19 de cada mês, entre janeiro a junho.
A comemoração do 10º aniversário prosseguiu nos dias 19 e 20 de janeiro, com um workshop sobre chá, ministrado pelo especialista Luís Mendonça de Carvalho, no qual participaram cerca de 50 pessoas.
Já no dia 27, no âmbito do Clube de Leitura de Autores Clássicos da Biblioteca decorreu, ao longo de todo o dia, um programa dedicado ao conto tradicional, suas raízes e imaginários. Participaram na iniciativa os investigadores Paulo Correia, Filipa Duarte de Almeida, Adelaide Salvado e Pedro Salvado, os atores Marlon e Sara Fortes, o professor bibliotecário, Pedro Gomes e o contador de histórias, Júlio Pereira Pires, de Vilar do Boi.
Ainda no dia 27 foi inaugurada a exposição «O pão - visões de uma tradição», a qual apresenta criações artísticas de Natércia d'Almeida. Na mesma ocasião foi projetado o vídeo da festa dos fornos, realizada em Amarelos, em 2013. Esta iniciativa contou com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares e integra as comemorações do Ano Europeu do Património Cultural.
Entretanto, a 3 de fevereiro, a Biblioteca abre as suas portas para acolher um debate sobre direitos humanos, por iniciativa da mediadora de leitura Andreia Brites, o qual contará com a presença da especialista Simone Andrade, que possui uma vasta experiência de trabalho nesse domínio. A sessão da manhã, às 11H00, destina-se apenas aos membros do Clube de Leitores Pré-Adolescentes da Biblioteca. A da tarde, às 15h00, tem como público alvo os membros do Clube de Leitores Adolescentes da Biblioteca e todos os membros da comunidade interessados na temática. A iniciativa é organizada pela BMJBM e conta com o apoio do Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão
Ainda em fevereiro, mas no dia 15 de fevereiro, pelas 17h30, será apresentado, também na biblioteca, o livro «Ana Hatherly: Anagramas», por Helena Vieira, organizadora da publicação e editora da Mariposa Azual. O livro reúne os trabalhos da exposição realizada no Festival Silêncio 2016, 70 obras de Ana Hatherly do Arquivo Fernando Aguiar, e é uma edição conjunta da Mariposa Azual e do Festival Silêncio. A entrada é livre.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais