Primeira Página Jornal Editorial FESTA DO SENHOR DAS ENCRUZILHADAS
 

Qui

01

Fev

FESTA DO SENHOR DAS ENCRUZILHADAS
Editorial
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
FESTA DO SENHOR DAS ENCRUZILHADAS

A Sociedade Filarmónica União Maçaense realiza a tradicional Festa do Senhor das Encruzilhadas este fim de semana, 3 e 4 de fevereiro. Não falte!

 

PROGRAMA:

Sábado, 3 de fevereiro

 

21.30h - Concerto comemorativo do 156.º aniversário da SFUM com a atuação da Banda, a estreia de grupo de Ensemble da SFUM e outras surpresas - Cineteatro Municipal de Mação

 

Domingo, 4 de fevereiro

11h00 - Desfile da Banda da SFUM pelas ruas da Vila de Mação até à Igreja matriz

11h30 - Eucaristia na Igreja Matriz

12h30 - Procissão do Senhor das Encruzilhadas até ao Nicho

13h30 - Almoço Convívio no Recinto de São Miguel, em Mação

14h30 - Homenagem/Entrega de Diplomas de Associado Honorário

 

A SFUM convida todos os sócios, familiares, executantes da Filarmónica, alunos da Escola de Música e demais interessados a participar.

 

O SENHOR DAS ENCRUZILHADAS...

A história do Senhor das Encruzilhadas, enquanto Patrono da Sociedade Filarmónica União Maçaense, remonta a 1950 quando Jaime Reis, o então Mestre da Banda, e alguns músicos (João Mendes, Manuel de Jesus Martins, João Nunes Moleiro, Pedro de Matos Alexandre e outros) decidiram recuperar o Nicho degradado, que se situava nas proximidades do cemitério da Vila de Mação.

Empenhados nesta missão, compraram uma imagem nova, uma vez que a outra estava partida e decidiram compor um Hino para a Banda: Jaime Reis compôs a música e João Mendes escreveu os versos. E foi assim que o Senhor das Encruzilhadas passou a ser o patrono da SFUM.

Esta festa decorria, inicialmente, no mês de novembro com duas procissões: uma no sábado à noite para a Igreja Matriz e outra, no domingo, após a missa, para o Nicho. E assim se manteve durante largos anos até que, depois de um interregno, passou a realizar-se no último domingo de janeiro com a procissão da Igreja Matriz para o Nicho.

Atualmente, a Festa do Senhor das Encruzilhadas celebra-se no primeiro domingo de fevereiro. O convívio depois da procissão surgiu na década de oitenta. Entre 1993 e 1998 não se realizou, tendo sido retomado em 1999, com a Direção na altura presidida por José Costa e assim se tem mantido até à data.

 

HINO DO NOSSO SENHOR DAS ENCRUZILHADAS

Oh Senhor Jesus Cristo

Oh Pai Nosso Redentor

Leva sempre as nossas almas

No Teu Sagrado Amor

 

Senhor das Encruzilhadas

Este amado Povo Teu

Quer oh Pai cá na Terra sempre amar-te

Com amor forte e leal

Que perdure até ao céu

 

HOSSANA HOSSANA

Rainha de Portugal

HOSSANA HOSSANA

Virgem Maria

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

Faixa publicitária