Primeira Página Jornal Saúde Programa de Promoção de Alimentação Saudável junto da comunidade escolar:
 

Qui

07

Dez

Programa de Promoção de Alimentação Saudável junto da comunidade escolar:
Saúde
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   

Programa de Promoção de Alimentação Saudável junto da comunidade escolar:

Município e ARS Centro assinam Protocolo de Cooperação


Teve lugar na tarde de 6 de dezembro, em Coimbra, a assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município de Vila de Rei e a Administração Regional de Saúde do Centro, tendo em vista uma melhor articulação entre as duas entidades para a implementação de um Programa Regional de Alimentação Saudável junto da comunidade escolar.

O programa de promoção de uma alimentação mais saudável passa pela implementação de estratégias de intervenção comunitária, que visam dar cumprimento às orientações da Organização Mundial de Saúde a nível dos consumos de sal, açúcar, gorduras, fibras alimentares e água, bem como da prática de atividade física.

Com a assinatura do referido protocolo, o Município de Vila de Rei vai implementar junto da comunidade escolar os projetos "pão.come" (disponibilizando pão de padarias aderentes ao projeto, com os valores de sal pré-estabelecidos), "sopa.come", "vending.saúde" (melhorando a oferta alimentar das máquinas de venda automática) e "tãodoce.não" (promovendo a diminuição do consumo de açúcares de absorção rápida).
O Município de Vila de Rei vai ainda criar condições para a disponibilização de bebedouros à comunidade escolar, para a frequência de ações de formação para os funcionários dos refeitórios municipais e de realizar a respetiva sensibilização para as campanhas junto de toda a comunidade.

O Presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, refere que "os padrões alimentares atuais mostram-nos uma excessiva ingestão de açúcar, gorduras e sal e, por outro lado, um consumo insuficiente de fruta, legumes e água. Este protocolo agora assinado vem permitir a implementação de projetos junto da comunidade escolar que, para além de sensibilizar para esta temática, vão criar condições concretas e consistentes com vista a uma alimentação mais saudável para as nossas crianças e jovens."

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais