Primeira Página Jornal Cultura Ballet encheu Casa da Cultura
 

Ter

14

Nov

Ballet encheu Casa da Cultura
Cultura
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   

Sertã

Ballet encheu Casa da Cultura

No passado dia 1 de novembro, a Casa da Cultura da Sertã recebeu o espectáculo de Ballet "A Floresta" executado pelas alunas da Escola de Ballet da Associação d'Artes Túllio Victorino. Cerca de 43 alunas, dos 3 aos 20 anos encantaram, com a sua graciosidade e perfeição de movimentos, a plateia lotada.

Trata-se de um espectáculo anual, que começou a ser trabalhado em janeiro, cujo tema e história foram desenvolvidos pelas alunas, com orientação da professora Maria Inês Xavier, responsável por aquelas aulas desde o seu início.

A Associação d'Artes Túllio Vitorino nasceu em Cernache do Bonjardim, sensivelmente há 15 anos, pela vontade de um grupo de pessoas voluntárias que sentiu a necessidade de oferecer à comunidade, particularmente às crianças, algo mais para além das aulas ministradas pelas escolas do 1º ciclo das 9:00 às 15:00 horas.Em parceria com o Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, e com o carinho e apoio da família de Túllio Vitorino, em particular da viúva do pintor cernachense, foi criada a Escola d'Artes Túllio Vitorino, onde as crianças do 1º ciclo podiam usufruir de atividades ligadas às Artes e Expressões, nomeadamente pintura, música, canto, leitura, educação física, judo e, ainda, inglês. Ao longo do seu funcionamento foram organizadas diversas atividades de cariz cultural, também para toda a comunidade, com o objetivo de complementar a formação oferecida pela Escola d'Artes. Paralelamente foram, igualmente, fundadas a Escola de Pintura Túllio Vitorino para adultos e crianças, a funcionar no ateliê do referido pintor, e a Escola de Ballet com o mesmo nome. Contudo, as mudanças introduzidas pelo Estado com a inserção das actividades extra curriculares fez com que a Escola d'Artes repensasse os seus campos de ação.

A Escola de Pintura manteve-se com o seu objetivo de formação na área da expressão plástica e, ao longo dos anos, organizou diversas exposições de pintura, com destaque para a primeira exposição de pintura em Cernache do Bonjardim de Túllio e Tito Vitorino.

A Escola de Ballet mantém-se a funcionar no Pavilhão Desportivo da Sertã, todos os sábados das 9 às 15 horas. Anualmente apresenta o seu "Espetáculo de Final de Ano", onde as diversas artes se conjugam e complementam num momento de reconhecido sucesso pela audiência presente.

 

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária