Primeira Página Jornal Política João Lobo apresenta equipas candidatas às próximas eleições autárquicas
 

Seg

21

Ago

João Lobo apresenta equipas candidatas às próximas eleições autárquicas
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
João Lobo apresenta equipas candidatas às próximas eleições autárquicas

As listas do Partido Socialista à Câmara Municipal de Proença-a-Nova (Executivo e Assembleia Municipal) e às Assembleias de Freguesia foram apresentadas este sábado, 19 de agosto, pelo mandatário da candidatura António Gil Martins, exatamente um mês antes do arranque oficial da campanha para as eleições autárquicas de 1 de outubro de 2017. João Lobo, candidato à presidência da Câmara Municipal, agradeceu aos 140 elementos que compõem as diferentes listas o facto de terem aceite o convite e o desafio para os próximos quatro anos. "É exatamente pelas pessoas que aqui estamos", referiu o candidato. "A nossa posição é serena, de trabalho e de muita convicção naquilo que acreditamos. Tenho plena convicção que o nosso projeto, pelas pessoas que temos connosco, será confirmado por todos os proencenses no dia 1 de outubro", referiu.
No Executivo Municipal, João Lobo é acompanhado por João Manso, Margarida Cristóvão e Catarina Encarnação Dias, que já ocupam funções de vereação neste mandato, e ainda por Ricardo Pequito. João Paulo Catarino, atual Coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, é candidato a presidente da Assembleia Municipal. "A nossa lista é claramente renovada, como se impõe, para garantir que temos juventude aliada à experiência que o concelho precisa", referiu João Paulo Catarino, para quem a presença na Assembleia Municipal se impunha, pelo carinho que os proencenses sempre lhe dedicaram, mas também pela obrigação de ajudar a sua terra. "Sinto-o como obrigação por ser a minha terra e acima de tudo pela forma extraordinária como os proencenses entenderam a nossa mensagem e o nosso projeto, pela forma como se dirigem a nós e acreditam nas nossas capacidades", salientou.
Nas Assembleias de Freguesia, Pedro Santo Lopes lidera a lista na União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, seguido por Jorge Cardoso, atual presidente; na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, é António Alberto Coelho, atual número dois, que se candidata a presidente numa lista renovada mas que prima pela continuidade do trabalho realizado; António Laia Ribeiro apresenta-se como candidato à Junta de Freguesia de Montes da Senhora, com o lema "Montes da Senhora merece mais: dinamismo, dedicação e transparência". Paulo Cardoso encabeça, pela segunda vez, a lista à Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval. "Há 12 anos fomos solicitados para este desafio e desde então conseguimos agregar aqueles que pensamos que, de facto, têm as melhores competências. A lista que apresentamos hoje é do Partido Socialista, mas muito mais importante que as ideologias partidárias são as pessoas", referiu João Lobo que apresentou os oito objetivos principais que compõem parte do programa para este ciclo de quatro anos.
Essa estratégia está assente na luta insistente "contra a desertificação. A fixação de pessoas faz-se, de facto, com a empregabilidade e com as empresas que já temos hoje". Segunda fase de expansão do Parque Empresarial de Proença-a-Nova, cluster florestal ou curso de reconversão de licenciados para a área tecnológica são algumas das medidas a implementar no âmbito da empregabilidade e inovação, aliados aos incentivos para a promoção da criação líquida de emprego, quer na contratação quer no apoio a equipamentos. Quanto à educação e formação, a aposta passa pelo programa + Ciência, em articulação com o Centro Ciência Viva da Floresta, a sala de aula do futuro ou a formação ao longo da vida. Na ação social e saúde, novas valências para a Unidade Móvel de Saúde e criação de um lar de idosos com serviços diferenciados de saúde.
Ao nível da cultura, património, história e arte, João Lobo destacou a aposta continuada no Campo Arqueológico Internacional e a futura Casa da Memória e da Cultura de Proença-a-Nova, um espaço dinâmico que contribuirá para uma maior atratividade do recém qualificado Largo da Devesa. Quanto à cooperação, diáspora, associativismo, juventude e desporto, foi destacado o trabalho desenvolvido junto das associações que têm, hoje em dia, "uma importância vital para o concelho de Proença-a-Nova pois geram mais comunidade". A criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante e a página www.diasporaproencense.pt são apoio e veículo preferencial para articulação entre o Município e os seus emigrantes. O turismo continuará a ser basilar na estratégia de promoção do concelho que, na perspetiva do candidato João Lobo, terá sempre que ser feita em articulação com os concelhos vizinhos potenciando maiores redes de cooperação intermunicipal.
No âmbito do ambiente, ordenamento territorial e florestal, João Lobo apela a uma mudança de atitude relativamente à gestão florestal, já que são necessárias ferramentas para gerir de forma comum um território que é privado. "Sendo eleitos e já no próximo orçamento, será criada rúbrica orçamental com verba para se fazer a gestão de combustível nos perímetros urbanos e na rede primária definido no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, chamando também as associações a serem atores envolvidos neste processo". No último ponto da estratégia elencada, infraestruturas e potencial energético, João Lobo referiu o projeto de ampliar o plano de regeneração urbana que está a ser implementado na sede do concelho, com investimento superior a três milhões e meio de euros, a outras localidades.
São estas as ideias para o futuro do concelho de Proença-a-Nova que João Lobo espera ver debatidas durante a campanha eleitoral e que tem a expetativa de serem confirmadas no dia 1 de outubro pelos proencenses. "É com grande convicção e força que contarão comigo sempre, porque unidos contruímos o futuro do nosso concelho", conclui João Lobo.
No sábado, 26 de agosto, realiza-se a apresentação da lista à União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral no recinto de festas da Pedra do Altar, pelas 18h00. No domingo, 27 de agosto, será apresenta a lista à Junta de Freguesia de Montes da Senhora, no Largo Sargento Paraquedista Chico Zé, a partir das 18h00. Serão igualmente apresentadas as linhas programáticas de cada lista.


António Gil - mandatário, disse:

"Unidos construímos o futuro do nosso concelho
A união este sempre presente, preparação de listas, estruturação da campanha
Todos unidos em torno do nosso cabeça de lista, eng. João Lobo
Sinto-me honrado e orgulho por ser mandatário do eng
"Com esta gente vamos lá".

Apresentação dos cabeças de lista:

Montes da Senhora: António Laia Ribeiro, 54 anos, Técnico de Tratamento de Águas, fundador da Liga de Amigos e da Cooperativa Agrícola do Chão do Galego

António Laia Ribeiro disse:

"Montes da Senhora merece mais: dinamismo, dedicação e transparência"
"Sou antes de mais um cidadão que está disponível para servir a comunidade de Montes da Senhora". Aceitei candidatar-me à Freguesia de Montes da Senhora não porque ache que seja imprescindível ou indispensável, mas porque quero participar nas decisões que moldam o nosso futuro, quero participar porque tenho ideias, vontade e porque sei que se pode fazer mais e melhor colocando o interesse da nossa terra à frente de tudo".
Medidas que proponho: eventos, promoção dos produtos endógenos, queremos um programa de autoproteção das aldeias contra incêndios florestais bem como um novo programa de gestão florestal.
Envolvimento da população.
Rede de voluntariado - apoio social, formação cívica,
"Não temos crenças, temos convicções, não temos apenas ideias, temos projetos, não temos uma lista, temos uma equipa, não temos sonhos, temos ambições".

União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral
Pedro Santos Lopes, eng. de produção animal, gerente bancário, disse:

"Queremos promover o desenvolvimento das nossas terras com uma intervenção global e abrangente, atuando naquilo que são as necessidades, as aspirações e as preocupações das nossas pessoas.
Reforço do espírito associativo, potenciar o sector agropecuário e florestal
Junta atenta, proativa, próxima, somos uma equipa, temos um projeto que é a nossa terra".

Paulo Jorge Cardoso, licenciado em Ação Social, 45 anos, recandidato, disse:

"A nossa equipa tem boas razões para continuar, este é o nosso lema, porque desde sempre assumiu as pessoas como ?? central, daí que serão sempre a nossa prioridade".

António Alberto Coelho, 58 anos, União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, disse:

"Aceitei este desafio porque estou aqui pelas pessoas e conheço as 37 aldeias da União de Freguesias... merecemos um voto de confiança para continuar".

António Gil, mandatário realçou ainda
"Para quem como nós, empenhados com causa pública mas sem perfil político, é uma bênção poder encontrar alguém com esse perfil e que possa por em execução os nossos ideais, as nossas aspirações económico-sociais para o desenvolvimento do chão em que estamos postados e que fazemos parte como outros. No meu entender e no de outros que entusiasticamente estiveram presentes no apresentar da candidatura, o João Lobo apresenta esse perfil
Dificuldade de ser presidente de um concelho do interior
Detém o perfil ideal para presidente da câmara".

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais