Primeira Página Jornal Sociedade FIA 2017 - Tradição com emoção
 

Qua

05

Jul

FIA 2017 - Tradição com emoção
Sociedade
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   

FIA 2017 - Tradição com emoção

Terminou, ontem, a edição anual da maior feira Intercultural da Península Ibérica. No ano em que se celebrou o 30º aniversário do evento, Pampilhosa da Serra teve o privilégio de participar na condição de Município Convidado.
Numa feira com diversos setores em exposição, desde Artes e Ofícios, Cerâmica, Madeira, Cortiça, entre outros, o expositor serrano procurou potenciar os recursos naturais do território, através do talento e engenho dos artesãos locais. E porque de artesanato se tratava, foram vários os workshops de realizados ao longo do certame, que surgiram na tentativa de valorizar os recursos do Concelho, ali representados de forma artística.
Também os grupos culturais e recreativos do Município mereceram o devido destaque, através de atuações que acrescentaram um toque de alegria e boa disposição ao evento. Neste âmbito, marcaram presença os Ranchos Folclóricos da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, de Dornelas do Zêzere e de Pampilhosa da Serra. Também o Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, no último dia, contagiou os visitantes com o talento dos seus jovens músicos. Como não podia deixar de ser, a gastronomia típica serrana, também foi alvo de destaque, através de um workshop de confeção da tradicional filhó espichada, que cativou o paladar de todos os que quiseram provar uma das mais deliciosas iguarias do Concelho.
Para a posterioridade ficam também as presenças de diversos artistas do panorama musical Português, que abrilhantaram ainda mais a presença serrana no evento. Desde logo, Tony Carreira, que com uma emocionante sessão de autógrafos atraiu centenas de pessoas ao expositor da sua terra natal. Ao longo de vários horas, o cantor fez questão de distribuir autógrafos e sorrisos, para rejubilo dos visitantes.
Ainda os HMB e o cantor de música popular Emanuel, marcaram presença no stand de Pampilhosa da Serra, no âmbito da apresentação da Feira de Artesanato e Gastronomia do Concelho, a decorrer de 12 a 15 de agosto. Para além dos habituais espetáculos musicais, o evento contará com uma montra gastronómica de exceção aliada a ao melhor do artesanato regional.
A FIA, como ponto de encontro de culturas e plataforma de desenvolvimento dos territórios nacionais, constitui-se como um aliado de extrema valia, no que diz respeito aos objetivos do Concelho relativamente ao setor do turismo. É um evento que, de facto, proporciona experiências memoráveis a quem o visita e ao qual o Município se alia há nove anos consecutivos, na tentativa de potenciar o turismo de interior no geral e o Concelho de Pampilhosa da Serra, em particular.

 

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais