Primeira Página Jornal Cultura TIAGO PEREIRA APRESENTA LIVRO «O POVO QUE AINDA CANTA» NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VILA VELHA DE RÓDÃO
 

Qua

05

Jul

TIAGO PEREIRA APRESENTA LIVRO «O POVO QUE AINDA CANTA» NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VILA VELHA DE RÓDÃO
Cultura
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
TIAGO PEREIRA APRESENTA LIVRO «O POVO QUE AINDA CANTA» NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE VILA VELHA DE RÓDÃO
Numa iniciativa da Biblioteca Municipal José Baptista Martins, enquadrada no seu projeto «Vidas e memórias de uma comunidade», o realizador e documentarista Tiago Pereira estará no concelho de Vila Velha de Ródão nos dias 4, 5 e 6 de julho.
Nos primeiros dois dias dedicar-se-á, exclusivamente, à recolha de tradição oral. No dia 6 terminará as recolhas audiovisuais e apresentará na BMJBM, pelas 17h30, o livro «O povo que ainda canta», que inclui 8 DVDs com a série que foi emitida na RTP 2 e o portal «A música portuguesa a gostar dela própria», nome da sua associação.
Tiago Pereira tem vindo, desde 2011, a criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral: cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos como é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo. Conta, até ao momento, com mais de 2100 vídeos e mais de 1280 projetos musicais diferentes, gravados por todo o país continental e insular, com grande incidência no Arquipélago dos Açores, com gravações em 7 ilhas.
A Associação «A música portuguesa a gostar dela própria" tem assim documentado, com o seu cunho artístico único, a música que se encontra perdida e isolada nos montes e vales, criando um acervo gigante que se encontra em permanente continuidade. Estes conteúdos são matéria-prima para um programa semanal na Antena 1, "O Povo que ainda Canta", que Tiago Pereira tem vindo a manter desde janeiro de 2014, mas também para a produção de produtos audiovisuais, como o documentário comissariado para Guimarães 2012 Capital da Cultura, "Vamos tocar todos Juntos para ouvirmos melhor", ou "Sinfonia Imaterial" produzido pela fundação Inatel em 2011 e, recentemente, a série de 26 episódios de 26 minutos "O povo que ainda canta", exibido na RTP2 e na RTP informação. Paralelamente a este projeto, criou também, e em parceria com a Associação PédeXumbo, "A dança portuguesa a gostar dela própria", que tem vindo a gravar coreografias tradicionais dançadas em Portugal, criando assim o primeiro mapa coreológico Português.
Recentemente, e a convite de músicos e investigadores Espanhóis, a Associação decidiu criar "A música Ibérica a gostar dela própria" com o intuito de documentar a música dita tradicional de toda a Península Ibérica, preparando uma série documental de 10 episódios de 52 minutos, sendo que o primeiro já foi gravado nas províncias de Zamora, Salamanca e Léon. Para além destes 3 projetos basilares, tem ainda um outro, embora muito mais pequeno, "A comida Portuguesa a gostar dela própria", que visa a gravação de receitas e outras histórias relacionadas com a gastronomia Portuguesa.

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais