Primeira Página Jornal Sociedade II Capítulo da Confraria do Cabrito Estonado fica para a História
 

Qua

17

Mai

II Capítulo da Confraria do Cabrito Estonado fica para a História
Sociedade
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
II Capítulo da Confraria do Cabrito Estonado fica para a História

Realizou-se no passado dia 6 de maio (sábado), o II Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado, no qual foram entronizados 7 novos confrades. No seu segundo Capítulo, esta Confraria foi já aceite como membro da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, foi madrinha de uma nova confraria, a do Bucho, de Pedrógão Grande e conta com um palmarés notável de representações nos mais variados eventos e em diversos Capítulos de diversas Confrarias. Por este e por outros motivos, 32 Confrarias Gastronómicas não quiseram deixar de marcar presença neste acontecimento, abrilhantando o desfile que teve lugar pelas ruas da vila, no final da cerimónia.
Este dia ficará para História da Gastronomia Portuguesa e para a História local, com a entronização de Maria de Lourdes Modesto como Confrade de Honra desta organização. A ilustre gastrónoma aproveitou para elogiar, uma vez mais, a genialidade deste prato, ao mesmo tempo que enalteceu o papel do movimento confrádico em prol da defesa da gastronomia tradicional.
Considerada a maior especialista portuguesa em tradição gastronómica, a ligação de Maria de Lourdes Modesto à especialidade Oleirense vem de há algumas décadas atrás, em 1961, com a participação de Aura Martins Romão no seu programa de culinária, na RTP. Em 1982 publica o livro Cozinha Tradicional Portuguesa, um autêntico best seller, no qual inscreve a receita do Cabrito Estonado e em 2009 volta a incluí-la numa seleção de 10 bens gastronómicos portugueses que importava valorizar e preservar, com a produção do documentário "Os Gestos dos Sabores - das Memórias ao Futuro".

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária