Primeira Página Jornal Ambiente Novo autocarro transporta Pedro da Fonseca
 

13

Mai

Novo autocarro transporta Pedro da Fonseca
Ambiente
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Novo autocarro transporta Pedro da Fonseca
O filósofo que ficou conhecido como Aristóteles Português, o ilustre proencense Pedro da Fonseca, é a figura em destaque na decoração do novo autocarro que o Município de Proença-a-Nova adquiriu e que já se encontra a circular. Com as cores da bandeira do concelho, o autocarro é ainda revestido de diversas palavras chave associadas à vivência do território, como sejam contemplar, mergulhar, descobrir ou degustar, em português, inglês, espanhol, francês e alemão. "A figura de Pedro da Fonseca é, de facto, representativa do querer e da força de vontade das gentes do concelho. Tendo vivido em Proença-a-Nova até aos 20 anos, ingressou na Companhia de Jesus e, a partir daí, destacou-se entre os seus pares, tendo sido conselheiro do Papa e um filósofo amplamente estudado na Europa do século XVI", refere João Lobo.
Para o presidente da Câmara Municipal é uma questão de justiça tornar Pedro da Fonseca, que nasceu em Proença-a-Nova em 1528, mais conhecido tanto dentro como fora do concelho. "Colocar a imagem do Aristóteles proencense no autocarro é apenas simbólico, a nossa intenção é que as pessoas se interessem e procurem conhecer mais sobre esta personalidade ímpar na nossa história, não só de Proença-a-Nova mas do país, pois soube romper as limitações geográficas e impor-se pela sua sabedoria, conhecimento e também generosidade. São conhecidas as suas ações em prol dos mais desfavorecidos". Para além desta iniciativa, o Município realiza bienalmente o Prémio Literário Pedro da Fonseca que, entre os seus objetivos, está precisamente o de divulgar este filósofo.
O novo autocarro, de 43 lugares, foi adquirido tendo em conta que os outros autocarros propriedade do Município - e por imperativo da lei - não podem promover ao transporte em circuitos escolares, ficando por essa via limitados no serviço às comunidades juvenis. Com a presente aquisição, esse problema fica solucionado, associando-se a promoção do concelho - e de Pedro da Fonseca - nos locais por onde o autocarro passar.
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais