Primeira Página Jornal Ambiente Sertã recebeu briefing descentralizado Plano Operacional Municipal aprovado por unanimidade
 

Qui

20

Abr

Sertã recebeu briefing descentralizado Plano Operacional Municipal aprovado por unanimidade
Ambiente
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Sertã recebeu briefing descentralizado

Plano Operacional Municipal aprovado por unanimidade

No passado dia 18 de Abril, o SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã, acolheu a reunião da Comissão de Defesa da Floresta Contra Incêndios e o briefing semanal do Centro de Coordenação Operacional Distrital de Castelo Branco.

Na abertura dos trabalhos da reunião, na qual o Plano Operacional Municipal da Sertã relativo ao ano de 2017 foi aprovado por unanimidade, José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, deu as boas vindas às várias entidades presentes, com especial enfoque aos novos elementos de comando distrital. Salientou que o trabalho da Protecção Civil de âmbito distrital não é fácil, mas mantém a confiança no novo Comandante Distrital, Francisco Peraboa, e no 2.º Comandante, Amândio Nunes, "pessoas bem conhecedoras de todo o distrito e muito especialmente do Concelho da Sertã".

José Farinha Nunes enalteceu ainda a colaboração existente entre as entidades presentes no Concelho da Sertã, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios e que a Câmara Municipal da Sertã continuará disponível "para o que for necessário".

O 2.º Comandante Distrital de Operações de Socorro do Distrito de Castelo Branco, Amândio Nunes, natural da Freguesia e Concelho da Sertã, referiu que sendo "filho da terra"', foi com enorme orgulho que esteve presente na reunião e frisou que o antecessor Comandante Distrital (Rui Esteves) deixou no distrito de Castelo Branco um "grande legado e num patamar superior".

As câmaras de videovigilância, adquiridas pela Câmara Municipal da Sertã e com visualização na Sala de Operações e nos quarteis dos bombeiros voluntários do Concelho, "não substituem os vigias mas são uma mais-valia no apoio à decisão" durante as operações.

Amândio Nunes louvou ainda a articulação existente entre os quatro municípios (Sertã, Proença-a-Nova, Oleiros e Mação), pela pronta interajuda na disponibilização de maquinaria pesada no decorrer de incêndios florestais.

A reunião contou também com as presenças dos Comandantes das duas corporações de bombeiros do Concelho (Sertã e Cernache do Bonjardim), do Sub-Comissário da PSP de Castelo Branco e de representantes das Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho da Sertã, GNR da Sertã, INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas), Força Especial de Bombeiros, Infra-Estruturas de Portugal e Aproflora (Associação de Produtores Florestais).

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais