Primeira Página Jornal Desporto Domingo é dia de percorrer o Trilho Internacional dos Apalaches
 

Qui

20

Abr

Domingo é dia de percorrer o Trilho Internacional dos Apalaches
Desporto
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Domingo é dia de percorrer o Trilho Internacional dos Apalaches

Terminam hoje, quinta-feira, as inscrições para a caminhada de domingo pelo Trilho Internacional dos Apalaches (Grande Rota Muradal-Pangeia). Os participantes devem deslocar-se em transporte próprio até ao local do Secretariado, na Junta de Freguesia Estreito-Vilar Barroco, pelas 08h30. Às 09h00 o passeio arranca, partindo do recinto de festas, com a primeira paragem prevista para os 5.5 Km do percurso, onde existirá um reforço alimentar. No final dos 12,6 Km será servido o almoço já no Vilar Barroco. O Município assegura transporte a todos os caminheiros de volta ao ponto de partida, a partir das 14 horas.
A iniciativa é do Município de Oleiros, com o apoio das Juntas de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, Orvalho e Sarnadas de S. Simão e das associações Trilhos do Estreito e Os Cucos do Vilar Barroco.
Desde março de 2015 que Portugal tem um dos Trilhos Internacionais dos Apalaches, "o maior trilho de pegadas humanas do mundo", visitado anualmente por 4 milhões de pessoas e considerado um dos ícones mundiais do pedestrianismo. Situado no continente americano, o IAT (International Apalachian Trail) original tem 3.500 km e atravessa a cordilheira montanhosa dos Apalaches, no sentido do seu comprimento, passando por 14 estados dos EUA.
O percurso português situa-se em Oleiros, na Serra do Muradal e consiste numa Grande Rota, com cerca de 37 km. O seu nome "Grande Rota Muradal-Pangeia", faz alusão à emblemática montanha quartzítica onde se desenvolve, mas também ao continente que existiu há 200 milhões de anos, e que reunia todos os continentes que existem atualmente e consequentemente, a região do Maciço Ibérico. Conhecida oficialmente, como GR 38 - Grande Rota Muradal Pangeia, "o trilho português dos Apalaches", consiste numa aproximação entre o continente americano e o europeu e é uma das maiores atrações turísticas da região.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais