Primeira Página Jornal Cultura Miguel Araújo e Boss AC atuam em Proença-a-Nova a 9 e 10 de junho
 

Qui

20

Abr

Miguel Araújo e Boss AC atuam em Proença-a-Nova a 9 e 10 de junho
Cultura
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Miguel Araújo e Boss AC atuam em Proença-a-Nova a 9 e 10 de junho
Miguel Araújo e Boss AC são os cabeças de cartaz da Festa do Município de Proença-a-Nova 2017 que decorre nos dias 9, 10 e 11 de junho com o tema Floresta Fonte Inesgotável de Riqueza. Os conhecidos artistas portugueses vão atuar no Parque Urbano Comendador João Martins nos dias 9 (Boss AC) e 10 (Miguel Araújo e convidados), estando o dia 11 reservado à atuação do Grupo Coral de Proença-a-Nova, com a Orquestra da Sertã e Grupo Coral de Castelo Branco, no âmbito dos 40 anos da coletividade, no espetáculo "Viva a Música" com vertente piromusical "Sinfonia de Cores".
No dia 9 de junho, a conferência sobre Floresta Fonte Inesgotável de Riqueza tem já confirmada a presença do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Amândio Torres, debatendo um tema que volta a estar na ordem do dia. "De acordo com os novos diplomas legais que estão a ser preparados para a reforma da floresta, queremos dar ênfase a este tema e a ver se enquanto sociedade - administração central, administração local, associações e empresas do sector - nos conseguimos concertar no sentido de dar passos para que a floresta gere, de facto, essa riqueza para todos", referiu o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova durante a conferência de imprensa de apresentação do certame. Para João Lobo, é importante tirar partido das vantagens da floresta "porque um concelho como Proença-a-Nova, que tem 80% da sua área coberta por floresta, tem que olhar para ela como futuro; se já teve capacidade de gerar riqueza para os que aqui vivem, hoje, além de termos que fomentar a escala e o ordenamento dessa riqueza, também é um ativo do ponto de vista ambiental".
A floresta estará igualmente em destaque com o 10º aniversário do Centro Ciência Viva da Floresta que, durante a Festa do Município, levará a ciência até aos visitantes do certame, apresentando um show de ciência e magia e diversas atividades que salientam as suas riquezas, como sejam as plantas tintureiras, os cogumelos ou as ervas aromáticas. O programa do 10º aniversário do CCV da Floresta, que se realiza a 21 de julho, será divulgado nesta ocasião. Os Sabores da Floresta apresentarão, por sua vez, as excelentes propostas gastronómicas do concelho pelas mãos de associações e restaurantes e serão dinamizadas três sessões de cozinha ao vivo, uma em cada dia de Festa. Também o tecido empresarial está a ser convidado a participar no espaço expositivo dedicado ao concelho de Proença-a-Nova, juntando-se aos expositores temáticos e de artesanato, já habituais nestes eventos.
João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal, referiu ainda que, para além dos cabeças de cartaz, a maior parte dos intervenientes musicais da Festa do Município são do concelho: "a prata da casa" inclui as bandas Soul Brothers Empire, Teorema, Amigos do Presidente, Mário & Companhia, os DJ's Xapas ou Khamix ou as arruadas com concertinas de Proença-a-Nova. A já referida comemoração dos 40 anos do Grupo Coral de Proença-a-Nova destaca um dos principais embaixadores culturais do concelho. "Quer o Boss AC quer o Miguel Araújo vão editar agora discos novos em maio e o novo trabalho do Miguel Araújo tem o título de «Giestas» que também tem a ver com a floresta", referiu, em tom de brincadeira, João Manso.
Paralelamente decorre um variado programa desportivo com diversas iniciativas como a aula de encerramento da Ginástica Sénior, a Taça do Município, o Grande Prémio de Atletismo da Cortiçada, a Gincana de Tratores ou o Encontro de Pesca Desportiva com workshop de iniciação, entre outras iniciativas. A 13 de junho, o programa que celebra o Dia do Município destaca a inauguração da Casa das Associações, a funcionar nos antigos Paços do Concelho, albergando algumas das coletividades com sede em Proença-a-Nova e outras funcionalidades. "Não há território que não viva com as comunidades e as comunidades locais assumem maior relevo através das suas associações. A Festa do Município vive das associações que participam e trazem as comunidades locais e elas próprias criam autoestima, condições de partilha e de atratividade ao território", afirmou João Lobo.
Na tarde do dia 13, é aberto o Parque Aquático do Malhadal, 34 anos depois da barragem ter sido inaugurada, realizando-se aqui a segunda edição dos jogos interassociações. João Lobo realçou precisamente o papel do turismo de natureza, referindo alguns dos projetos do Município nesta área, como a Grande Rota da Cortiçada que, com 130 quilómetros de distância, passa em alguns dos alojamentos locais do concelho, potenciando a economia associada a esta área, sendo também favorecida pela floresta. "Ter pessoas e ter floresta em territórios como o nosso é chave para termos sucesso", acrescentou o presidente da autarquia, terminando com o mote desta festa: "Façam-se à vida e vão até Proença-a-Nova".
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária