Primeira Página Jornal Educação Mação acolhe Seminário Internacional do projeto APHELEIA - Gestão Cultural Integrada do Território
 

Ter

28

Mar

Mação acolhe Seminário Internacional do projeto APHELEIA - Gestão Cultural Integrada do Território
Educação
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Mação acolhe Seminário Internacional do projeto APHELEIA - Gestão Cultural Integrada do Território
---

O projeto APHELEIA é coordenado pelo Instituto Politécnico de Tomar e financiado pela Comissão Europeia (descarregue esta imagem)
---
A importância da educação não formal, da formação e da comunicação na resiliência e governança dos territórios é o tema de um seminário internacional que vai juntar uma centena de investigadores europeus em Mação, entre os dias 29 de março e 7 de abril.

A decorrer no auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, naquele município do distrito de Santarém, o seminário está integrado no projeto APHELEIA - Gestão Cultural Integrada do Território, uma parceria estratégica Europeia, coordenada pelo Instituto Politécnico de Tomar e aprovada e financiada pela Comissão Europeia.

A iniciativa reúne mais de uma centena de especialistas de diversos países europeus que irão discutir processos aplicados e modelos teóricos sobre os conceitos de sustentabilidade, educação, formação e comunicação (dia 29), a importância da ciência, do conhecimento e do património para a sustentabilidade (dia 30), como o conhecimento era produzido e disseminado nas sociedades do passado (dia 31) e como é que hoje isso se processo a nível global (dia 1 de abril) e em diferentes contextos regionais (dias 2 e 3).

Quais as orientações fundamentais que devem guiar novas estratégias de formação orientada para a resiliência e governança dos territórios (dia 4, onde se farão recomendações concretas para a Conferência Mundial das Humanidades) e que exemplos se podem já identificar em diversos pontos do planeta (dias 5, 6 e 7), são outros módulos do seminário intensivo.

Na quarta-feira, dia 29, será apresentada a obra "Sustentabilidade e Matrizes Socioculturais", com prefácio da Diretora-Geral Adjunta da UNESCO, Nada Al-Nashif. Trata-se de uma obra em dois volumes, reunindo 17 textos orientadores e 51 estudos aplicados, desenvolvidos nos cinco continentes, que resulta de um Seminário e de investigação desenvolvida em 2016.

O projeto APHELEIA - Gestão Cultural Integrada do Território, envolve desde a sua origem, em 2014, 8 instituições de ensino superior e 9 outras entidades de sete países da União Europeia, a que se associaram outras universidades e a UNESCO (programa MOST), a partir de 2016.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária