Primeira Página Jornal Economia e Negócios Proença-a-Nova recebe Festival das Sopas e Condutos nos dias 1 e 2 de abril
 

Sex

24

Mar

Proença-a-Nova recebe Festival das Sopas e Condutos nos dias 1 e 2 de abril
Economia e Negócios
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
24 de março de 2017
Proença-a-Nova recebe Festival das Sopas e Condutos nos dias 1 e 2 de abril
As associações de Casais, Montinho e Vale Porco, Atalaias, Giesteiras, Galisteu, Proença-a-Nova, Sobral Fernando, Estevês, Alvito da Beira, Montes da Senhora, Póvoa, Vale de Mua e os Escuteiros são as coletividades que vão garantir as melhores sopas e condutos do concelho no Festival das Sopas e Condutos que decorre nos dias 1 e 2 de abril no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova. Durante dois dias, para além da vertente gastronómica, haverá animação musical e sessões de cozinha ao vivo, uma delas dedicada ao público infantil. "Aproveitando o sucesso das edições anteriores, quisemos reeditar novamente o Festival das Sopas e Condutos, que irá alternar com o Festival da Adega Típica e o Concurso de Vinhos, criando assim um conjunto de atividades de divulgação da nossa gastronomia e das nossas tradições entre o início do ano e a Festa do Município", contextualiza João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. "Todo este sucesso deve-se muito a uma forte colaboração das associações que, com as suas gentes e saberes, conseguem apresentar bons produtos gastronómicos e muito variados".
A organização irá vender uma malga de sopa por três euros que inclui a prova das 20 sopas a concurso - duas por cada associação presente. Cada visitante é convidado a votar nas suas preferidas para assim determinar a melhor sopa do Festival. Haverá igualmente a possibilidade de comprar a malga por dois euros, mas sem direito à prova das sopas, em que cada sopa terá o custo unitário de 0,50€. Paralelamente, as associações disponibilizam os condutos, o termo popular para designar qualquer alimento que se come com pão.
Na vertente de animação, destacam-se as duas sessões de cozinha ao vivo, a primeira delas no sábado (às 16h30) com Carolina Santo e Susana Alves que escreveram o livro "Sopas, Saladas e Sobremesas Detox". No domingo, 2 de abril (15h00), é a vez do Chef Giovanni Di Biasio dinamizar uma sessão sobre "Sopas e Legumes" para o público infantil, ainda que aberto a todos os interessados. Os grupos Bandinha d'Alegria, 7 Saias, Key Love (todos no sábado), Carlos Agostinho & Amigos (concertinas) e os grupos de danças e cantares de Sobreira Formosa e Montes da Senhora (no domingo), serão responsáveis pela vertente musical deste festival gastronómico. No domingo de manhã haverá lugar uma aula de zumba com o professor André Ribeiro.
O Festival das Sopas e Condutos, o primeiro do calendário de eventos do Município para 2017, é cofinanciado pelo FEDER no âmbito do PROVERE com o apoio do Portugal 2020.
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária