Primeira Página Jornal Editorial Sertã Campanhas de solidariedade angariaram cerca de 3,5 toneladas de alimentos
 

Qui

26

Jan

Sertã Campanhas de solidariedade angariaram cerca de 3,5 toneladas de alimentos
Editorial
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Sertã

Campanhas de solidariedade angariaram cerca de 3,5 toneladas de alimentos

Em 2016 foram angariadas cerca de 3,5 toneladas de alimentos no Concelho da Sertã em diversas ações: Campanha Pegada Solidária e Cultura Solidária (iniciativas promovidas pela Câmara Municipal da Sertã) e Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome (com o apoio da autarquia).

Em contexto de crise económica e no âmbito da política de Ação Social do município, este tipo de ações assumem cada vez maior importância no sentido de fazer face às dificuldades socioeconómicas de algumas famílias do concelho.

A mais recente campanha do Banco Alimentar Contra a Fome no concelho da Sertã, realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, permitiu a recolha de 1539kg de alimentos. A "Pegada Solidária no Concelho da Sertã", que decorreu de 25 de novembro a 18 de dezembro, totalizou 1677,32 kg de alimentos angariados, permitindo à Câmara Municipal da Sertã a atribuição de 127 cabazes de Natal a famílias com dificuldades socioeconómicas, identificadas por entidades com competências na intervenção social.

Em 2014, a Câmara Municipal da Sertã estendeu a solidariedade aos eventos culturais por si promovidos, com o objetivo de sensibilizar e apelar à dádiva de bens alimentares. Assim, foi criada a campanha "Cultura Solidária": para assistir aos eventos culturais (concertos, teatros, espetáculos de dança, etc,) os espetadores são convidados a contribuir com bens alimentares, designando-se esta contribuição "entrada solidária". Com o objetivo principal de "ajudar quem mais precisa", a referida campanha ambiciona, ao mesmo tempo, sensibilizar e incutir na população a cultura e o espírito solidários, que assumem particular importância em tempos de crise. A contribuição é de carácter facultativo e os eventos abrangidos têm a identificação da referida campanha. Em 2016 foram angariados 243,08 kg de alimentos.

A campanha Pegada Solidária possuía pontos de recolha de bens em diversos estabelecimentos comerciais e estabelecimentos de ensino do Concelho. A angariação de bens e a elaboração dos cabazes contou com a colaboração de 96 voluntários de entidades parceiras: Agrupamento de Escolas da Sertã, Banco Local de Voluntariado, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas 170 da Sertã, Escola Tecnológica e Profissional da Sertã e Instituto Vaz Serra. Os cabazes foram entregues aos munícipes que apresentaram documentação junto do Setor de Ação Social e beneficiários indicados pelas entidades parceiras, cruzados com as listas do Fundo Europeu de Auxílio às Pessoas Carenciadas (FEAC) da Segurança Social, Banco Alimentar Contra a Fome e Beneficiários de Cantina Social/Serviço de Apoio Domiciliário, tendo sido excluídos os munícipes que apresentaram rendimentos per capita superiores ao Indexante de Apoios Sociais (IAS) - fixado em 419.22€ pela Portaria n.º 1514, de 24 de dezembro de 2008.

Para além do apoio das entidades mencionadas na recolha de bens e elaboração de cabazes, a campanha contou com a colaboração de todas as juntas de freguesia do Concelho da Sertã, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Sertã e Cáritas.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

Faixa publicitária