Primeira Página Jornal Ciência Noite de festa da Ciência em todo o país
 

Qui

22

Set

Noite de festa da Ciência em todo o país
Ciência
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Noite de festa da Ciência em todo o país
A 30 de setembro, a Ciência volta a sair à rua numa comemoração que aproxima o público dos cientistas. A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) chegará a 18 localidades, um pouco por todo o país, onde os curiosos terão à sua espera várias iniciativas para pôr a mão na massa, conversar com investigadores e descobrir os desafios que o futuro nos reserva. Num evento que conta com a coordenação da Ciência Viva, o futuro estará em destaque na NEI, mas haverá temas para todos os gostos: desde áreas mais ligadas à saúde, como o envelhecimento saudável e o melhoramento cognitivo, até ao impacto da ação humana no planeta, tais como as alterações climáticas e a exploração dos oceanos, entre muitos outros, qualquer um encontrará uma atividade do seu interesse.
No Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova teremos também uma noite repleta de surpresas. Participe no Café de Ciência, pelas 21h00, com a investigadora Anabela Marisa Azul do Centro de Neurociências e Biologia Molecular da Universidade de Coimbra, que terá como mote "Fazer um pouco pode mudar muito - Corpo, Energia e Alterações Climáticas". O que significa Alterações Climáticas? O que é o Efeito de Estufa? O que são gases de efeito estufa? Que pouco posso fazer para mudar muito? Sensibilizar para a temática das alterações climáticas passa por conhecer a energia para a vida do nosso corpo e do mundo à nossa volta. Todas as ações comuns ao dia-a-dia, alimentação, produção, transporte, comunicação, saúde e bem-estar, requerem energia e estão associadas a emissões de dióxido de carbono para a atmosfera, com impactes para a sustentabilidade e saúde das pessoas. Os valores de emissão de dióxido de carbono aproximam-nos do imprevisível. Somos mais de 7 mil milhões. A variação gradual e natural do clima passa por todos e cada um.
Continuam disponíveis as atividades "Do Moinho de Vento ao Aerogerador" e "Jardim Reciclado", que abordam as energias renováveis e a reciclagem de materiais. Poderá ainda visitar gratuitamente a Exposição Permanente e a exposição "Insetos em Ordem", a partir das 20h00.
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária