Primeira Página Jornal Economia e Negócios Proença-a-Nova destaca tigelada e mel
 

Seg

18

Jul

Proença-a-Nova destaca tigelada e mel
Economia e Negócios
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Proença-a-Nova destaca tigelada e mel
A Feira da Tigelada e do Mel, que se realiza em Proença-a-Nova no fim de semana de 23 e 24 de julho, destaca uma das principais especialidades gastronómicas do concelho e um dos ingredientes que lhe dá o sabor característico. Neste certame, 20 associações vão disponibilizar ao público as tigeladas no tradicional caçoulo de barro, havendo a expetativa de ultrapassar as 1500 unidades vendidas em 2015. Para além da vertente do mel, este ano a novidade é o aumento do número de dias de feira, ocupando o fim de semana completo (dia 23 de julho das 18h00 às 02h00 e dia 24 de julho das 12h00 às 18h00).
Paralelamente à venda da tigelada haverá igualmente um bazar de artesanato e venda de mel diretamente do produtor bem como animação musical. Este ano realiza-se ainda a primeira edição da iniciativa "Orienta a Tigelada", uma prova de orientação aberta à participação de equipas com 2 a 4 elementos em que o objetivo é, utilizando um mapa da vila, encontrar os ingredientes que se utilizam na confeção da tigelada. As inscrições - gratuitas - podem ser feitas até 21 de julho pelos mails Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar (prova marcada para as 18h10 no dia 23 de julho). No final, os participantes podem participar na sessão de cozinha ao vivo em que se irá confecionar a tigelada. Também para domingo está marcada uma sessão de cozinha ao vivo em que o destaque será dado ao mel. "Os Resineiros" - Grupo de Concertinas, "Vários Palmos de Estupidez" - Animação de Rua, "João e João" - Tributo Popular e "Pilha Galinhas" - Grupo Popular são os responsáveis pela animação da feira.
Presume-se que a tigelada tenha nascido na zona sul do concelho, com clima e vegetação mais propícias à instalação de colmeias, mas rapidamente se tornou presença obrigatória em momentos festivos como os casamentos, batizados ou as festas populares nas aldeias. Na confeção da tigelada, o mel e o leite de cabra são ingredientes indispensáveis para se conseguir o seu sabor característico, sendo a cozedura feita em caçoulos de barro. Outro segredo está na temperatura do forno a lenha, que se quer bem aquecido.
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária