Primeira Página Jornal Ambiente PRAIA FLUVIAL DE CARVOEIRO COM BANDEIRA AZUL HASTEADA
 

Sex

17

Jun

PRAIA FLUVIAL DE CARVOEIRO COM BANDEIRA AZUL HASTEADA
Ambiente
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
PRAIA FLUVIAL DE CARVOEIRO COM BANDEIRA AZUL HASTEADA

Foi hasteada ontem, 16 de junho, a Bandeira Azul na Praia Fluvial de Carvoeiro, o galardão que confere a qualidade e excelência pelo 10.º ano consecutivo a este equipamento do Concelho de Mação. Nesta ocasião foram também hasteadas as Bandeiras de Praia Acessível e de Qualidade de Ouro (atribuída pela Quercus).

O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, considera que "ter pelo 10.º ano consecutivo no Concelho uma Praia Fluvial com Bandeira Azul é, antes de mais, o resultado de um esforço que não é só da Autarquia. Há várias pessoas e entidades envolvidas que ajudam a este excelente resultado. Todos os anos fazemos melhorias o que se reflete também na crescente procura que se tem verificado ano após ano". Refere ainda que "este é um prémio para todo o Concelho de Mação pelo que todos devem estar orgulhosos".

Margarida Nunes, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), presente no hastear da bandeira afirmou que a Praia Fluvial de Carvoeiro "passou com distinção desde sempre e que vindo a melhorar de ano para ano. A qualidade da água é excelente, a praia é muito bonita e muito bem arranjada, tem uma envolvência verde muito agradável e é uma praia que merece o galardão de excelência".

O tema do programa este ano é "30 anos, 30 critérios, um objetivo". A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.

A Praia Fluvial de Carvoeiro localiza-se na localidade que lhe dá o nome, a cerca de 25 minutos de Mação. Tem sido uma agradável surpresa para todos os que a visitam, não só pelo enquadramento natural, mas também pela qualidade das infraestruturas que a compõem e que têm vindo a melhorar de ano para ano. Dispõe de vários equipamentos que permitem ao visitante passar ali um dia agradável, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças e é uma praia vigiada por nadadores-salvadores. Tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais