Primeira Página Jornal Economia e Negócios 23.ª FEIRA MOSTRA DO CONCELHO DE MAÇÃO
 

Sex

17

Jun

23.ª FEIRA MOSTRA DO CONCELHO DE MAÇÃO
Economia e Negócios
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
23.ª FEIRA MOSTRA DO CONCELHO DE MAÇÃO

A 23.ª Feira Mostra do Concelho de Mação decorrerá no Largo Infante D. Henrique, conhecido como Largo da Feira, junto ao Museu, Piscinas e GNR. Este ano realiza-se entre 29 de junho e 03 de julho.
A Visita Oficial terá lugar no dia 01 de julho, às 18h15, com início junto à Câmara Municipal de Mação. Contará com a presença do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Após vários anos como ideia, e depois de já terem sido experimentados outros formatos em anos anteriores (como dois fins de semana consecutivos de festa), chegou a hora de avançar para o concreto. A Câmara Municipal de Mação decidiu apostar em mais dias naquele que é o evento de excelência do Concelho de Mação.

Esta é a grande novidade deste ano: a Feira Mostra do Concelho de Mação será mais longa, ou seja, serão cinco dias de festa, animação, muitas atividades e boa música entre 29 de junho e 03 de julho. O formato mantém-se igual ao habitual, mas com início na quarta-feira anterior ao 1.º fim de semana de julho, ou seja, passará a ter mais dois dias.

Os expositores terão assim cinco dias para mostrar o seu trabalho, as noites serão de animação com artistas e DJs. Todos os dias apresentarão um programa recheado, com o enorme envolvimento das Associações e outros parceiros. Tudo isto acompanhado por uma forte componente gastronómica com a presença de sete espaços de restauração dinamizados por Associações Concelhias.

Com mais de duas décadas de existência, a Feira Mostra já se afirmou como um espaço privilegiado de reunião e convívio dos habitantes do Concelho e de Concelhos vizinhos. Particularmente, é a continuação de uma aposta em mostrar o que Mação tem de melhor.

Além dos seus objetivos primordiais de divulgação das potencialidades do Concelho registe-se, uma vez mais, o funcionamento de espaços de restauração, a mostra do trabalho de vários Artesãos e das Atividades Económicas. A animação é sempre excelente aposta, com a atuação não só de grupos concelhios, como também de grandes nomes da música portuguesa: JADE SHEPHERD; DAVID ANTUNES C/ SIMONE DE OLIVEIRA; DIOGO PIÇARRA; DAVID FONSECA; DORA MARIA convida RÃO KYAO E JORGE BENVINDA

É preocupação da Autarquia promover uma iniciativa que se adequa, nas suas várias vertentes e atividades, ao gosto e idades dos diferentes tipos de público. Como tal, apresentamos um vasto e diversificado programa para estes cinco dias de festa.

A Feira Mostra, na sua 23ª edição, continua a ser um esforço da Autarquia, de várias Instituições, Associações e de muitos Maçaenses confirmando que é bom viver no Concelho de Mação. Para além da importante parceria com as Associações Concelhias, a Câmara Municipal conta com o apoio da Pinhal Maior, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Turismo do Centro de Portugal para a realização destes cinco dias de festa em Mação.


Esta Feira move-se assentando num grande objetivo:
- Promover o Concelho a nível regional e nacional, nas suas vertentes culturais, económicas e sociais: Gastronomia, Artesanato e Atividades Económicas;


Objetivos específicos:
- Divulgar as potencialidades do Concelho a nível económico;

- Destacar a importância da área agroalimentar, com espaço próprio, como a AmarMação;

- Destacar a importância de tradições e profissões que, sem um peso efetivo, são uma força viva do Concelho de Mação e fileiras importantes como apicultura, olivicultura, entre outras;

- Promover o artesanato concelhio de forma a não perder algumas tradições e, mais, a fomentá-las e suscitar o real interesse da população;

- Mostrar e oferecer aos visitantes a Gastronomia do Concelho na sua variedade e qualidade características;

- Promover o potencial turístico, o património edificado e a própria história;

- Promover a ação associativa do Concelho e o seu papel a nível cultural, recreativo e desportivo;

- Distinguir os Empresários e Agentes Económicos que têm, ano após ano, contribuído para a riqueza do Concelho;

- Criar espaço para a divulgação e apoio ao excelente trabalho desenvolvido pelas Instituições Sociais de Solidariedade Social do Concelho de Mação.

ASPECTOS EM DESTAQUE:

 Nesta edição de 2016, a Feira Mostra voltará a ter os dois stands de maior destaque do certame: o da Câmara Municipal de Mação e o da Associação "AmarMação", que estarão no local mais central no recinto. Estarão, como habitualmente, interligados, num espaço amplo e de fácil acesso a partir de todo o recinto. De visita obrigatória!
Ali os visitantes poderão conhecer os principais projetos e trabalho da Câmara Municipal de Mação. No stand da "AmarMação" poderão conhecer a "Marca Mação", as mais importantes fileiras de produção do Concelho, assim como os seus produtores, numa montra perfeita daquilo que Mação tem de melhor para oferecer.

 O Anfiteatro José Costa, à entrada da Feira, voltará a acolher a Feira do Livro, num espaço muito agradável para os amantes da leitura. Este ano na sua 18.ª edição.

 Ao todo, o recinto da Feira terá 2 Palcos: O Principal e um Palco para os DJs. Relembramos que as noites, de quarta-feira e de sábado, serão animadas por DJs, todos do Concelho de Mação.

 De registar também a importante participação de Grupos de Cantares Concelhios que partilham a nossa identidade cultural com todos aqueles que nos visitam: Rancho de Folclore do Centro Cultural da Chaveira e Chaveirinha (quinta-feira); Grupo de Cantares da Serra da Associação Recreativa e Cultural da Serra (sexta-feira); Musical Amendoense (sábado); Grupo de Cantares do Grupo Cultural "Os Maçaenses" (domingo). E ainda Coro Infantil e do Coro Infanto-Juvenil de Mação (quarta-feira).


 A 23.ª Feira Mostra do Concelho de Mação acolherá ainda o 1º FICA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA ARTE - MAÇÃO 2016. Uma iniciativa promovida pela Confraria do Vinho da Chave Dourada em parceria com a Câmara Municipal de Mação. Irá decorrer entre 30 de junho e 02 de julho, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira e no Cine-Teatro de Mação.
Com entrada livre, esta iniciativa contará com a presença de vários realizadores que irão comentar os filmes e debater pontos de vista com o público. Está já confirmada a presença de Edgar Pêra, Manuel Rodrigues, Rita Figueiredo, Regina Guimarães, Amarante Abramovici e Cláudia Alves.
A encerrar todas as sessões será servido um CHAVE DOURADA de Honra.
Paralelamente decorrerá uma exposição de serigrafias e gravuras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais de renome, na sala de entrada do Auditório.
Apoios confirmados: Atelier-Museu Júlio Pomar, Galerias Municipais de Lisboa, EGEAC (Lisboa), Apordoc - Associação pelo Documentário, O Mirante, Projeto Arte Agora.

Filmes confirmados:
Sessão 1 - dia 30 de Junho - 21h30
Material - Gustav Deutsch
Memory and document - Gustav Deutsch
O indispensável treino da vagueza - Filipa Reis e João Miller Guerra
Clap your hands - Rita Figueiredo
The Story for the Muddlins - Sérgio Oskman
Copy Shop - Virgil Widrich

Sessão 2 - dia 1 de julho - 21h30h
Bello Bello Bello - Pili Alvarez
Paineis de São Vicente de Fora - Manuel de Oliveira
Down to Earth - Anna Vasof
Curtas de Fernando Calhau - Fernando Calhau
Ateliers Angelo - Regina Guimarães
Writing and language - Gustav Deutsch

Sessão 3 - dia 2 de julho - 16h00
An instrument - Gustav Deutsch
Strkkur - João Salavisa
Conquest - Gustav Deutsch
Os habitantes - Artavazd Pelechian
Os homens cegos e o elefante - Cláudia Alves
Porque é que os tigres têm riscas? - Cláudia alves
Um minuto para uma imagem - Agnès Varda
Talking Heads - Krzysztof Kieslowski
Who is the master - Edgar Pêra


Sessão 2 - dia 2 de julho - 21h30h
O amor natural - Heddy Honnigmann
Gaia - Amarante Abramovici
Emotions and passion - Gustav Deutsch

Paralelamente decorrerá uma exposição de serigrafias e gravuras de arte contemporânea de artistas nacionais e internacionais de renome, na sala de entrada do Auditório. Alguns artistas presentes: Cruzeiro Seixas, Martins Correia, Abelardo Zaluar, Cristina Sampere, Dacos, Manfred Mohr, Lima de Freitas, Nunik Sauret, Renné Lanoy, Olga Billoir, Vassilikian, Maria Bonomil, Artur Bual, Carlos Calvet, Eurico Gonçalves, José Pádua, Júlio Resende, Lagoa Henriques, Relógio, Mário Cesariny, Jimenez, entre outros.


 Na Feira Mostra estarão também presentes 6 bares explorados por cafés/bares do Concelho, junto à zona de espetáculos. A atribuição dos espaços foi feita após convite a todos os cafés/bares. À semelhança do ano passado, pretende este espaço traduzir-se numa forma de apoio a estes empresários do Concelho.


 Este ano serão 80 stands de exposição disponíveis no recinto da Feira Mostra, todos eles do Concelho de Mação e de algumas entidades regionais que o Município de Mação integra. Um motivo de grande satisfação e orgulho para Autarquia, que vê assim cumprido o objetivo maior desta iniciativa: dar a conhecer o que de melhor se faz no Concelho. Apesar de mais de 100 inscrições efetuadas quer por expositores concelhios quer por expositores outros pontos do País, a verdade é que o crescente aumento da presença dos agentes económicos de Mação permite uma Feira com "a prata da casa"!


 O Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo estará, como sempre, aberto ao público durante o horário da Feira.


 No dia 01 de julho terá lugar uma Cerimónia de Distinção dos Empresários do Concelho com estatuto PME Excelência 2015 e PME Excelência 2015, atribuído pelo IAPMEI:

 Distrimação - Supermercados, Lda. - PME Excelência
 Pepe - Industrial de Carnes, Lda.
 Probaixa - Produção de Presuntos da Beira Baixa, Lda

 A Autarquia, para além de todas as animações programadas, terá novamente à disposição dos mais novos um Parque Infantil de Insufláveis, que proporcionará muita diversão e brincadeira.

 

 

 

A FORÇA E DINÂMICA DO ASSOCIATIVISMO

Destaque para o enorme envolvimento das Associações do Concelho!

A promoção do Associativismo, nas várias vertentes de que se pode revestir e nas várias áreas de intervenção social, é uma aposta clara desta Autarquia. É fundamental intensificar a participação de todos na vida associativa, na certeza de que Associações com vitalidade são importantes para as comunidades em que se inserem, ajudando a criar dinâmicas de desenvolvimento. O programa deste ano da Feira Mostra contempla, dando continuidade ao trabalho desenvolvido nas edições anteriores, várias atividades promovidas por Associações (desde a restauração, às atividades recreativas, culturais e desportivas, entre outras) em parceria com a Autarquia, o que muito nos orgulha e merece todo o nosso reconhecimento.


RESTAURAÇÃO

A gastronomia é uma das fortes apostas do certame, com sucesso comprovado ano após ano. Este ano serão novamente 7 espaços de Restauração, atribuídos a 7 Associações do Concelho, que voltam a trazer à Mesa ementas típicas do nosso Município. Foi uma vez mais solicitada a integração de pratos da Carta Gastronómica do Concelho "À Mesa em Mação".

 1 - Liga Regional de Melhoramentos de Ortiga
 2 - Associação R. C. D. de Santo António de Mação
 3 - Associação Desportiva e Recreativa de Chão de Lopes
 4 - Centro Social S. João Baptista de Carvoeiro
 5 - Associação Desportiva de Mação
 6 - Centro Social de S. José das Matas
 7 - Freguesia de Aboboreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA 23ª FEIRA MOSTRA DO
CONCELHO DE MAÇÃO
29 e 30 de junho, 1, 2 e 3 de julho de 2016


QUARTA-FEIRA, 29 de junho
19h00 - Abertura Oficial da 23ª FEIRA MOSTRA, da XVIII FEIRA DO LIVRO e do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
21h00 - "CONVERSAS COM PAIS E CHÁ" - Org. CMM / Associação de Pais de Mação. Local: Local: Feira do Livro, na Feira Mostra
21h00 - TORNEIO DE SUECA - Org.: CMM / G. de Cicloturismo de São José das Matas. Local: Recinto da Feira Mostra.
21h30 - Atuação do CORO INFANTIL DE MAÇÃO e do CORO INFANTO-JUVENIL DE MAÇÃO
22h00 - Encerramento do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
22h30 - Atuação de JADE SHEPHERD
01h00 - FREE MAM'S DJ

QUINTA-FEIRA, 30 de junho
19h00 - Abertura da 23ª FEIRA MOSTRA, da XVIII FEIRA DO LIVRO e do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
19h00 - TORNEIO DE MATRAQUILHOS - Org.: CMM / C.S.C.D. de Envendos / Amigos das Velhas Máquinas de Envendos. Local: Recinto da Feira Mostra.
21h30 - Atuação de RANCHO DE FOLCLORE DO CENTRO CULTURAL DE CHAVEIRA E CHAVEIRINHA
21h30 - 1º FICA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA ARTE - MAÇÃO - Sessão 1 no Auditório do C. Cultural Elvino Pereira
22h00 - Encerramento do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
22h30 - DAVID ANTUNES C/ SIMONE DE OLIVEIRA
01h00 - DJ STREET

SEXTA-FEIRA, 1 de julho
18h00 - Arruada pela SOCIEDADE FILARMÓNICA UNIÃO MAÇAENSE
18h15 - VISITA OFICIAL à Feira por entidades e convidados, com a presença do Senhor Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.
- Abertura da 23ª FEIRA MOSTRA, da XVIII FEIRA DO LIVRO e do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
- Cerimónia de Distinção a Empresários do Concelho (no stand da CMM)
19h30 - Início do TORNEIO DE FUTSAL - Org.: CMM / C.C.R. de Queixoperra. Local: Polidesportivo Mário Coluna
21h30 - Atuação do GRUPO DE CANTARES DA SERRA
21h30 - 1º FICA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA ARTE - MAÇÃO - Sessão 2 no Auditório do C. C. Elvino Pereira
22h00 - Encerramento do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
22h30 - Atuação de DIOGO PIÇARRA
00h15 - Eliminatórias do TORNEIO DE FUTSAL. Local: Polidesportivo Mário Coluna
01h00 - DJ RASILMAR VS FREE MAM'S

SÁBADO, 2 de julho
09h00 - ENCONTRO DE CÃES DE PARAR com largada de perdizes- Org.: CMM / A. C. R. dos Caçadores do Castelo

 


10h30 - Treinos de Carros de Rolamentos. Local: do Calvário às Encruzilhadas.
14h00 - CORRIDA DE CARROS DE ROLAMENTOS - Org.: CMM/ADRC S. Miguel/S. Miguel Bike. Local: do Calvário às Encruzilhadas.
15h00 - TORNEIO DA MALHA - Org.: CMM / G. de Cicloturismo de São José das Matas. Local: Recinto da Feira Mostra
16h00 - Abertura da 23ª FEIRA MOSTRA, da XVIII FEIRA DO LIVRO e do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
16h00 - 1º FICA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA ARTE - MAÇÃO - Sessão 3 no Auditório do C. Cultural
Elvino Pereira
17h30 - PASSEIO BTT Noturno Guiado - Org.: CMM / A.R.C. de Chão de Codes / BTZ Local: Partida do Recinto da Feira
19h00 - Eliminatórias do TORNEIO DE FUTSAL. Local: Polidesportivo Mário Coluna
19h00 - Aula de ZUMBA FITNESS - Org.: CMM. Local: Recinto da Feira Mostra
21h00 - Eliminatórias do TORNEIO DE FUTSAL. Local: Polidesportivo Mário Coluna
21h30 - Atuação do Grupo MUSICAL AMENDOENSE
21h30 - 1º FICA - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA ARTE - MAÇÃO - Sessão 4 no Auditório do C. Cultural
Elvino Pereira
22h00 - Encerramento do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
23h00 - Atuação de DAVID FONSECA
00h15 - Final do TORNEIO DE FUTSAL. Local: Polidesportivo Mário Coluna
01h00 - DJ MUAMBA vs DJ STREET

DOMINGO, 3 de julho
08h15 - TRAIL - Org.: CMM / A. R. C.de Chão de Codes/BTZ. Local: Partida do Recinto da Feira Mostra
09h00 - PASSEIO DE MOTORIZADAS CLÁSSICAS - Org.: CMM / C. S. C. D. de Envendos/Amigos das Velhas Máquinas de Envendos. Local: Partida do Recinto da Feira Mostra
09h00 - PASSEIO DE CICLOTURISMO - Org.: CMM / G.D.R. de Carvoeiro. Local: Partida do Recinto da Feira Mostra

16h00 - Abertura da 23ª FEIRA MOSTRA, da XVIII FEIRA DO LIVRO e do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
16h00 - COLOR RUN - Org.: CMM /Finalistas EB2,3+S Mação. Partida: Recinto da Feira Mostra
21h30 - Atuação do GRUPO DE CANTARES «OS MAÇAENSES»
22h00 - Encerramento do PARQUE DE INSUFLÁVEIS
22h30 - Atuação de DORA MARIA C/ RÃO KYAO E JORGE BENVINDA
24h00 - Encerramento da XVIII FEIRA DO LIVRO
- Encerramento dos STANDS DE EXPOSIÇÃO
- Encerramento da 23ª FEIRA MOSTRA DO CONCELHO DE MAÇÃO


* O programa pode sofrer alterações.

Refira-se que as atividades não se cingem ao recinto da Feira Mostra.
Algumas realizam-se nas várias infraestruturas municipais; outras dão a conhecer os cantos, recantos, paisagens e beleza natural do nosso Concelho.

Entrada livre para os concertos e recinto.
Esperamos por si!

 

CARTAZ MUSICAL
Outra das grandes apostas da Câmara Municipal de Mação passa por incluir no programa do certame grupos musicais de renome nacional. Este ano não vai ser exceção, com a presença de:


Quarta-feira, 29 de junho - 22h30
JADE SHEPHERD
Jovem inglesa, de 18 anos. Tem ligações ao Concelho de Mação (Freguesia de Carvoeiro), onde a família tem casa.

 

https://www.youtube.com/user/jadesheplovesdrum
https://www.facebook.com/jadeshepherdmusic
http://www.jadeshepherd.com/


Quinta-feira, 30 de junho - 22h30
DAVID ANTUNES C/ SIMONE DE OLIVEIRA


https://www.facebook.com/DavidAntunesMusic
https://www.youtube.com/watch?v=K6xb_VvFwb8

Sexta-feira, 01 de julho - 23h00
DIOGO PIÇARRA

https://www.facebook.com/diogopicarra
https://www.youtube.com/user/diogopicarra

Sábado, 02 de julho - 23h00
DAVID FONSECA

https://www.facebook.com/davidfonsecamusic
https://www.youtube.com/user/davidfonsecamusic
http://davidfonseca.com/


Domingo, 03 de julho - 22h30
DORA MARIA convida RÃO KYAO E JORGE BENVINDA

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária