Primeira Página Jornal Cultura MÁRIO TROPA EXPÕE 50 ANOS DE CARREIRA EM MAÇÃO
 

Seg

06

Jun

MÁRIO TROPA EXPÕE 50 ANOS DE CARREIRA EM MAÇÃO
Cultura
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
MÁRIO TROPA EXPÕE 50 ANOS DE CARREIRA EM MAÇÃO

 

No dia 4 de junho foi inaugurada, em Mação, a Exposição que marca os 50 anos de carreira de Mário Tropa. Intitulada "Fragmentos de um discurso interior", a Exposição apresenta uma mostra do trabalho do artista ao longo das últimas 5 décadas.

Na inauguração o artista explicou que no dia 1 de junho se assinalaram precisamente 50 anos da primeira vez que expôs publicamente um trabalho seu, numa mostra de Jovens Poetas e Pintores em 1966 sendo que essa peça está à entrada da Exposição. Alguns trabalhos são anteriores a essa data sendo que as suas primeiras obras datam de 1962.

O Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela agradeceu a Mário Tropa "ser a primeira vez que esta Exposição, tão completa, é exposta e tê-lo feito em Mação é motivo de muito orgulho para todos nós". Agradeceu igualmente ao artista "ser tão ativo em prol da cultura da nossa terra. À semelhança de outras pessoas o Mário promove várias atividades, onde tenho que destacar o projeto À Conversa Com e faz-nos perceber que Mação está no bom caminho. Este querer bem à nossa terra é de realçar e tenho que o afirmar e agradecer".

Mário Tropa nasceu em Lisboa em 1941. É licenciado em Artes Plásticas - Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa tendo sido Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian nos anos 1965 a 1967. Foi Professor de Desenho em Santarém de 1967 a 1990 e, depois, Professor de Pintura e de Gravura, do Curso de Artes Plásticas da Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria de 1990 a 2003. Realizou e participou em exposições individuais e coletivas desde 1966. Está representado em coleções públicas e privadas no país e no estrangeiro. Vive e trabalha em Santarém e Castelo (Mação).

Após a inauguração teve lugar, às 18h00, um Concerto comemorativo dos 50 anos de carreira de Mário Tropa com o grupo Vórtice Project, um grupo musical do Conservatório de Música de Santarém que foi muito interessante e surpreendeu a plateia do Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.

A Exposição está agora patente até final de julho e pode ser visita nos dias úteis das 9h00 às 17h30 e aos sábados das 14h30 às 18h00.

Destaque para "À Conversa com..." de 24 de junho de 2016 que terá Mário Tropa como convidado sob o tema "Surrealismo e Nova Figuração". Mário Tropa foi, inclusivamente, o grande impulsionador deste projeto de cultura e história local em colaboração com a Biblioteca Municipal de Mação tendo o Município de Mação abraçado a ideia e o projeto que está a completar dois anos e que traz aos Maçaenses fantásticas conversas na última sexta-feira de cada mês, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais