Primeira Página Jornal Política Município assinala 40 anos de poder local democrático
 

Seg

06

Jun

Município assinala 40 anos de poder local democrático
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Município assinala 40 anos de poder local democrático
Os 40 anos do poder local democrático em Proença-a-Nova vão ser assinalados no Dia do Município, que se celebra no próximo dia 13 de junho, estando em destaque nos discursos da Sessão Solene e igualmente na exposição temática que será inaugurada no dia pelo Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita. As primeiras eleições autárquicas livres realizaram-se a 12 de dezembro de 1976, tendo na ocasião sido eleito Júlio Grilo que completou um mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal. Seguiram-se António Sousa (dois mandatos), Diamantino André (cinco mandatos) e João Paulo Catarino (três mandatos). A exposição retrata alguns dos principais marcos destes 40 anos, que foram decisivos para a configuração do concelho que temos atualmente. "O poder local, consubstanciado nas Freguesias e Municípios, é fator de gestão próxima e eficaz dos recursos públicos, tendo nestes 40 anos sido a ferramenta de excelência no desenvolvimento do todo nacional", afirma João Lobo que assumiu a presidência da autarquia em março deste ano após a renúncia de João Paulo Catarino, deixando um desafio: "sejamos corajosos e possibilitemos a descentralização e consequente fortalecimento da autonomia das Autarquias locais a bem dos nossos concidadãos".
A Festa do Município é, no entanto, feita de muitos outros momentos. Dedicado à temática da Caça & Pesca, o evento apresenta um conjunto alargado de iniciativas para todos os públicos, com destaque para os concertos que trarão Ana Moura, Expensive Soul, Karetus ou Quim Barreiros a Proença-a-Nova. As sessões de Cozinha ao Vivo, o Mercadinho da Cereja, as Oficinas de Ciência Viva e as tasquinhas com os sabores do concelho são apenas algumas das atividades em destaque, complementadas com a Prova de Santo Huberto e a Prova de Cães Coelheiros (a contar para os respetivos Campeonatos Nacionais), o Torneio de Pesca Desportiva (com vertente competitiva e de iniciação) ou as demonstrações diárias de falcoaria. "Há razões de sobra para visitar Proença-a-Nova de 9 a 13 de junho", convida João Lobo.
O programa completo da Festa do Município 2016 pode ser consultado em www.cm-proencanova.pt ou no facebook do Município.
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais