Primeira Página Jornal Cultura Oleiros visitou "vila irmã"
 

Qua

01

Jun

Oleiros visitou "vila irmã"
Cultura
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Oleiros visitou "vila irmã"

O Grupo de Danças e Cantares do GAIO (Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho) visitou Saint Doulchard, em França, por ocasião do 42º Festival de Folclore. Além da atuação neste Festival, o GAIO em conjunto com o vereador da cultura do Município de Oleiros, marcaram presença na cerimónia oficial de boas-vindas que decorreu no Município de Saint-Doulchard. Depois de mais uma demonstração de danças e cantares, houve tempo para discursos e troca de lembranças.
Esta visita ficou marcada essencialmente pela calorosa receção que tão bem define as gentes de Saint Doulchard. Exemplo disso, foi o facto de a comunidade portuguesa ter acolhido os visitantes do Orvalho nas suas próprias casas, onde o saber-receber tornou Oleiros mais próximo de França, como se estivessem mesmo em casa.
A viagem contou ainda com uma visita a Bourges, em particular à Catedral de Saint-Étienne, de inspiração gótica e com uns impressionantes 40 metros de fachada.
Depois da assinatura oficial do protocolo de Geminação a 9 de abril, os dois Municípios são agora "vilas irmãs", pelo que têm acontecido diversos intercâmbios neste sentido. Já em agosto, na Feira do Pinhal, irão marcar presença em Oleiros, o Grupo de Bombos e o Rancho Folclórico daquela vila depois de terem recebido a Sociedade Filarmónica Oleirense em 2015 e o GAIO no passado fim-de-semana.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais