Primeira Página Jornal Educação Município de Proença-a-Nova apoia formação nas empresas do concelho
 

Sex

20

Mai

Município de Proença-a-Nova apoia formação nas empresas do concelho
Educação
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Município de Proença-a-Nova apoia formação nas empresas do concelho
Atualmente as empresas competem em mercados globais em que palavras-chave como inovação, conhecimento, diferenciação ou atenção ao cliente fazem toda a diferença. A concorrência é muita e, mais difícil do que angariar novos clientes, é manter os atuais que são cada vez mais informados e exigentes. Para responder aos desafios que as empresas encontram diariamente no seu exercício, independentemente da área, existe uma oferta variada de formação - gratuita ou comparticipada - à disposição do tecido empresarial. Consciente do impacto que a presença em formações tem para as empresas, a Câmara Municipal de Proença-a-Nova vai apoiar quem pretenda juntar-se ao projeto FORMAÇÃO-AÇÃO - MOVE PME, promovido a nível nacional pela Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria e a nível local pela AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa que realizou no dia 16 de maio uma sessão de esclarecimento em Proença-a-Nova em que participaram várias de empresas do concelho.
O FORMAÇÃO-AÇÃO - MOVE PME é um projeto de formação e consultoria cofinanciado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização que tem como objetivo geral "melhorar o desempenho organizacional e a capacidade das PME através do desenvolvimento de competências em domínios de problemas especificamente identificados, relevantes para o desenvolvimento e reforço da competitividade das empresas". Dos 10% a financiar pelas micro e pequenas e médias empresas do concelho interessadas em aceder a esta formação, o Município comparticipará uma parte, a definir consoante o número de candidatos. "Insere-se nas competências dos municípios hoje o capacitar e alavancar os agentes económicos, peças fundamentais na sustentabilidade do território pois são eles que criam valor e, dessa forma, condições de atratividade que contribuem para a afirmação do concelho e no todo regional", afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.
Também o projeto Promover e Integrar - CLDS 3G de Proença-a-Nova tem a decorrer até 20 de junho inscrições para uma formação gratuita em Empreendedorismo dedicada à elaboração de um Plano de Negócios - Criação de Pequenos e Médios Negócios, com a duração de 50 horas. Podem participar pessoas com habilitações escolares mínimas ao nível do 9º ano, quer se encontrem numa situação de desemprego ou emprego. Serão abordados temas como métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho, fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio, estratégia geral e comercial, tipos de financiamento e os produtos financeiros ou estratégia de I&D de uma empresa. Haverá igualmente uma componente prática com a elaboração de um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver, de um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade, de plano de marketing, de acordo com a estratégia definida e, finalmente, de um plano de negócios.
No dia em que se celebrou o Dia do Empregador, e para uma plateia de 37 empresários do concelho, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Proença-a-Nova - a funcionar no Gabinete de Ação Social - recolheu informação sobre as áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento de ações de formação (de comercial e marketing a gestão de clientes e vendas, contabilidade e finanças ou gestão de pessoas, entre outras). Sempre que haja oportunidades de formação - gratuita ou paga - o GIP entrará em contacto com as empresas para divulgar as ações programadas.
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais