Primeira Página Jornal Sociedade Mais de 230 quilos de farinha transformados em filhós
 

Qua

23

Dez

Mais de 230 quilos de farinha transformados em filhós
Sociedade
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Mais de 230 quilos de farinha transformados em filhós
Cerca de sete mil filhós foram vendidas este fim de semana na Feira de Natal e da Filhó que decorreu em Proença-a-Nova: no total, as diversas associações presentes neste certame utilizaram mais de 230 quilos de farinha na confeção da especialidade gastronómica que é tradição na mesa da consoada no concelho. Na receita mais comum, a massa da filhó leva ovos, raspa de limão, aguardente, fermento do padeiro, azeite e ainda açúcar, mel, abóbora e água ou leite (estes últimos opcionais). Com um quilo de farinha, é possível fazer uma média de 30 filhós, sempre dependendo da quantidade de massa utilizada por unidade.
Vários expositores diversificaram a sua oferta, tendo trazido também filhós estaladiças, de forma, enroladas ou ainda nógados, cuja massa é semelhante à da filhó mas a forma final apresenta muitas diferenças. Houve quem trouxesse pão caseiro (mais de 250 quilos de farinha utilizados), bolos fintos (60 quilos de farinha) mas também tigeladas (70 caçoulos), rabanadas, pão dos santos e bolos diversos. "O resultado é francamente positivo pois este ano, para além de um maior número de participantes, também investimos na criação de um ambiente mais natalício, o que favoreceu o empenho demonstrado por todos e teve um reflexo no aumento de visitantes e de opiniões favoráveis e incentivos a continuar com este evento de divulgação dos nossos sabores e artes de natal", salienta João Manso, vereador do Município de Proença-a-Nova.
Muitos visitantes aproveitaram também para fazer algumas compras de natal junto dos expositores da área do artesanato, em que se destacaram os artigos feitos à mão, e da área com os produtores locais. A animação musical esteve a cargo da Associação dos Amigos da Concertina de Proença-a-Nova, da Banda às Riscas e dos Amigos da Rambóia. O espaço infantil foi dinamizado pelos trampolins "Tenho Asas nos Pés" e pelas pinturas faciais "Big Smile". Em destaque esteve também o Presépio Associativo, cujas figuras foram construídas por diversas associações do concelho, que agora passa a estar exposto na Rua do Rossio, no espaço do Natal dinamizado pela União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral.
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais