Primeira Página Jornal Obras e Projectos Especialidades gastronómicas impulsionam iniciativas do Município para 2016
 

Qua

23

Dez

Especialidades gastronómicas impulsionam iniciativas do Município para 2016
Obras e Projectos
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Especialidades gastronómicas impulsionam iniciativas do Município para 2016
São muitas as especialidades gastronómicas do concelho de Proença-a-Nova que resultam da transmissão de saberes e sabores de geração em geração e que o Município de Proença-a-Nova promove com a realização de eventos específicos. No calendário de iniciativas para 2016, aprovado pelo Executivo Municipal, destacam-se a Feira da Tigelada e do Mel (23 e 24 de julho), o Feira de Natal e da Filhó (17 e 18 de dezembro), o Festival Adega Típica (16 e 17 de abril), a Feira de Outono (24 e 25 de setembro), o Festival da Cereja (14 e 15 de maio) e a Festa do Município (entre 9 e 13 de junho) que todos os anos aborda uma temática diferente e que em 2016 será dedicada à Caça e Pesca, atividades com muita expressão a nível concelhio.
"2016 será um ano em que continuaremos a consolidar grande parte das iniciativas que temos promovido e que nos permite apresentar uma oferta de animação e de divulgação das nossas potencialidades que poucos concelhos com a nossa dimensão terão. Tudo isto é fruto obviamente do Executivo Municipal e do dinamismo dos colaboradores da autarquia e do movimento associativo do concelho", afirma João Paulo Catarino, presidente do Município de Proença-a-Nova.
É uma atividade mensal que se realiza de forma ininterrupta há mais de dez anos e que mostra a enorme riqueza e diversidade paisagística do concelho: em janeiro cumpre-se o 125º passeio pedestre que rumará ao norte, para a zona de Fórneas, para ao longo do ano ir descendo para sul, até à Relva da Louca em dezembro. As inscrições nestas caminhadas, que habitualmente rondam os dez quilómetros, podem ser feitas até à sexta-feira anterior ao passeio na página do Município (www.cm-proencanova.pt) ou contactando o Posto de Turismo (939 623 269). Também o Festival de Teatro vai entrar no 11º ano de atividade: todos os meses o auditório municipal recebe um espetáculo de teatro, tendo já passado pelo palco companhias de todo o país.
Em 2016 destaca-se ainda a comemoração do décimo aniversário de dois projetos do Município: a Bibliomóvel (25 de junho) e a Ginástica Sénior (com atividades ao longo do ano). No caso da Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova, está a ser organizado um encontro que pretende reunir bibliotecas itinerantes de vários pontos do país, abrindo espaço para a troca de experiências e debatendo o papel destas instituições atualmente. No caso da Ginástica Sénior, que envolve 17 turmas em 16 localidades no concelho num total de 225 alunos, as comemorações iniciam-se em janeiro com a avaliação de alguns parâmetros de saúde (em parceria com a Unidade Móvel de Saúde).
Encontro de Janeireiros (16 de janeiro), Encomendação de Almas (19 de março), Campeonato Nacional de Carrinhos de Rolamentos (20 de março), os Quintais nas Praças do Pinhal (8 de maio e 9 de outubro), Experiências (g)Astronómicas (9 de abril), desfile de trajes com materiais reutilizados (21 de maio), Festival de Verão - com water slide e color party (12, 13 e 14 de agosto), Encontro de Escalada Portas de Almourão (29 e 30 de outubro) e um variado programa de animação de verão (meses de julho e agosto), são ainda outras das iniciativas previstas para 2016.
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária