Primeira Página Jornal Cultura Início do Festival de Outono marcado pela excelente performance musical
 

Seg

09

Nov

Início do Festival de Outono marcado pela excelente performance musical
Cultura
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Em Vila Velha de Ródão
Início do Festival de Outono marcado pela excelente performance musical

No passado sábado, a Casa de Artes e Cultura do Tejo, recebeu o 1º concerto integrado no Festival de Outono (evento promovido pela autarquia de Vila Velha de Ródão no mês de Novembro) que contou com a participação do Grupo de Música de Câmara da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART) e do Grupo de Música de Câmara do Conservatório Regional de Castelo Branco (Big Band e Ensemble de Cordas).
A autarquia de Vila Velha de Ródão ao organizar um evento desta natureza acredita que esta é uma via privilegiada para quebrar preconceitos e angariar novos ouvintes para os territórios da música erudita reforçando, assim, a ideia de que a música clássica não pertence a uma cultura elitista. Nesta noite o público assistiu a um reportório diversificado com vários instrumentos em palco, tendo a ESART dado inicio ao espetáculo com a atuação do quarteto de trompas, FourEsart, seguida do Trio CordoCanto, passando pela atuação do Trio BlackPegs. A última atuação da ESART foi da responsabilidade do Quarteto FourMusic com os instrumentos de sopro como protagonistas.
A segunda parte do concerto teve em palco o Conservatório Regional de Castelo Branco com o Ensemble de Cordas sob a direção de Nicolas Celis, e a Big Band com a direção de Pedro Ladeira.
O público assistiu a uma noite de música com uma excelente performance musical em palco onde a qualidade dos músicos e voz esteve sempre patente.
Recorde-se que o Festival de Outono tem mais duas datas marcadas, 14 e 21 novembro, com mais duas ações na área musical.
No próximo dia 14 de Novembro, a Casa de Artes e Cultura do Tejo, vai ser palco do 1.º Encontro de Coros da Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão. O evento tem hora marcada para as 21h00, e nele participarão para além do Grupo Coral anfitrião, o Orfeão de Castelo Branco, o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia e o Grupo de Cantares da Casa do Povo de Montalvo. O evento de 14 novembro é organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão, mas integrado no Festival de Outono promovido pela autarquia, e pretende estimular o espirito de união entre instituições e dar visibilidade ao trabalho realizado a nível artístico e cultural. Esta iniciativa pretende contribuir para um espirito coeso, solidário e de união.
No dia 21 de novembro terá lugar, mais uma vez na Casa de Artes e Cultura do Tejo, aquele que é o grande concerto de encerramento do Festival de Outono deste ano, o Concerto a solo (piano) de Rui Massena com entrada a 7,50euros.
Rui Massena, conhecida figura do panorama cultural nacional com um percurso rico, de total entrega à causa da música apresenta-se, agora, num outro desafio: o do piano solo. Um maestro sem orquestra, mas com um mundo de melodias e músicas na ponta dos dedos. Rui Massena irá trazer à Casa de Artes e Cultura do Tejo um universo mágico de melodias profundas que contam com a sua assinatura e personalidade singular.
Reserve já os seus bilhetes para os dias 14 e 21 de novembro através do telef. 272 540 314.

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais