Primeira Página Jornal Educação Vila de Rei na “Rede de Escolas de Excelência”
 

Ter

14

Jan

Vila de Rei na “Rede de Escolas de Excelência”
Educação

Vila de Rei na "Rede de Escolas de Excelência"


A Câmara Municipal de Vila de Rei, pelo seu Presidente Ricardo Aires, e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, representada na reunião pelo Dr. David Justino, assinaram, no dia 10 de Janeiro, um protocolo de colaboração no âmbito do projecto "Rede de Escolas de Excelência - ESCXEL".

O principal objectivo da colaboração é a potenciação, de forma cooperativa, das competências dos municípios, das escolas e das comunidades, no sentido de concretizar a ideia de qualificação e de excelência educativa.

A equipa da Rede ESCXEL, liderada pelo Dr. David Justino, docente na Universidade Nova de Lisboa e antigo ministro da Educação, irá assim desenvolver um trabalho que irá capacitar tecnicamente e assessorar o Município para a adopção de planos e estratégias de desenvolvimento educativo local, desenvolvendo modelos de monotorização do desempenho e auto-avaliação das escolas.

Com base no protocolo assinado, a Rede ESCXEL irá assim, entre outros, realizar, em Vila de Rei, um diagnóstico social e educativo do Município e do Agrupamento de Escolas, Carta Educativa, Relatórios Anuais de Progressos, Plano das Acções de Formação e Seminário de Boas Práticas.

A Autarquia de Vila de Rei compromete-se a prestar todo o apoio para a concretização do projecto, nomeadamente a cedência de equipamentos e diversos materiais de âmbito logístico.

Ricardo Aires, Presidente da Autarquia de Vila de Rei, sublinha que "a troca e avaliação de experiências, soluções e modelos organizativos de educação que irão surgir como resultado da assinatura deste protocolo serão, seguramente, uma mais valia para todo o processo educativo em Vila de Rei. Este é mais um importante passo na forte aposta que o Município tem realizado na área da Educação, assumindo o desenvolvimento educativos dos nossos jovens como prioridade essencial."

O projecto "Rede de Escolas de Excelência - ESCXEL" nasceu da iniciativa de um grupo de investigadores do Centro de Estudos de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, através da interpretação das tendências e desafios que se colocam à educação, potenciar o sistema de ensino em Portugal

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária