Primeira Página Jornal Ocorrências Obrigatório corte de pinheiros em risco
 

Seg

04

Nov

Obrigatório corte de pinheiros em risco
Ocorrências
Obrigatório corte de pinheiros em risco


Os proprietários florestais da freguesia de Montes da Senhora que tenham pinheiros e outras resinosas com copa seca ou a secar, que estejam tombados ou que tenham sido afetados por incêndios florestais são obrigados a abater e remover completamente as lenhas e outros sobrantes resultantes do corte. O incumprimento da medida, determinada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) no âmbito do combate ao nemátodo da madeira do pinheiro, pode originar multas que vão de 50 a 44 mil euros.

A obrigatoriedade de proceder ao corte de árvores que possam constituir uma ameaça abrange um total de 33 freguesias do distrito, localizadas na designada zona tampão. No caso do concelho de Proença-a-Nova, apenas é abrangida a freguesia de Montes da Senhora. O Gabinete Técnico Florestal do Município está disponível para prestar esclarecimentos adicionais em relação a esta medida, que abrange além de pinheiros todas as resinosas (como abetos, cedros e outras espécies).

As ações de abate, transporte, entrega do material lenhoso em destinos autorizados e eliminação de material lenhoso deverão ser precedidas de comunicação prévia e obrigatória, através do preenchimento do formulário eletrónico de manifestação de exploração florestal, disponível no site do ICNF.

O nemátodo da madeira do pinheiro é provocado por um verme microscópico, transmitido entre árvores por um inseto-vetor. Uma vez no interior da árvore, o nemátodo conduz à murchidão e morte do pinheiro em poucos meses. A progressão da doença tem constituído uma das maiores ameaças à produção florestal, causando graves prejuízos económicos, estando em execução o Plano de Ação Nacional para Controlo do Nemátodo da Madeira do Pinheiro

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária