Primeira Página Jornal Opinião O sabor da vitória
 

Qua

09

Out

O sabor da vitória
Opinião
Escrito por Victor Bairrada   
O sabor da vitória

Após mais umas eleições autárquicas, João Paulo Catarino e a sua equipa, saíram mais uma vez vencedores de forma clara e convincente.

 Neste idílico momento resta-nos saborear o triunfo de mais uma jornada de luta e trabalho que se iniciou há oito anos, porque as eleições não se ganham à última da hora, são claramente o resultado de um serviço de qualidade e persistência ao longo de todo um mandato, lançando e concretizando projetos, resolvendo problemas, apontando metas e gerando esperanças, seja em tempos de fartura, seja em épocas de crise, análogas aquela porque estamos a passar.

Passados os tempos mais quentes da disputa eleitoral teremos todos necessariamente de nos concentrar nos problemas do nosso concelho, num espirito de boa governança que promova, de forma efetiva, eficiente e duradoura um projeto de desenvolvimento socioeconómico sustentável para todos os proencenses. A boa governança de um município ou de uma nação requer conhecimento, sentido social e muito bom senso, exige tempo e dedicação por parte dos seus responsáveis, e terá que promover a igualdade, a participação, o pluralismo, a transparência, a responsabilidade, a sustentabilidade e o Estado de Direito para não defraudar os que em nós confiaram. Por isso o sabor da vitória tem sempre algo de doce e amargo resultante da responsabilidade que os vencedores carregam pela exigência inerente aos cargos públicos, que implica obrigatoriamente servir e servir bem uma comunidade, na ideia mais pura e utópica da essência da política, que é defender os legítimos anseios e necessidades dos cidadãos. No entanto, aqueles que foram eleitos para o lugar de oposição tem necessariamente obrigações em desempenhar uma função essencial ao regime democrático que é a de confrontar com lealdade as opções do poder executivo no mesmo espirito de serviço à sociedade.

Victor Bairrada

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais