Primeira Página Jornal Opinião Razões do meu apoio a João Paulo Catarino e à sua equipa
 

Seg

23

Set

Razões do meu apoio a João Paulo Catarino e à sua equipa
Opinião
Escrito por Victor Bairrada   
Razões do meu apoio a João Paulo Catarino e à sua equipa.

Passados mais quatro anos à frente do município de Proença-a-Nova João Paulo Catarino e a sua equipa merecem o meu apoio pessoal e politico, por todas as razões que devem sustentar tal decisão, são elas: uma boa gestão autárquica de responsabilidade, transparência, rigor e inovação. Os factos e os números comprovam o que referi, a câmara não tem dívidas de curto prazo, as dívidas de longo prazo foram herdadas e estão controladas, a execução orçamental é uma das melhores da região centro, os pagamentos a fornecedores são feitos a menos de trinta dias e o nível de aproveitamento de fundos comunitários é muito elevado, o programa eleitoral apresentado em 2009 foi praticamente todo concluído no que só e só depende das decisões da câmara.

Numa época de conjuntura desfavorável o atual executivo tem pautado a sua gestão por um rigor que deveria ser exemplo para os governos de Lisboa, os orçamentos tem passado de ano para ano, com saldo positivo e não apresentam engenharias financeiras duvidosas, atestadas pelas sucessivas certificações dos revisores oficiais de contas e do respetivo Tribunal de contas, infelizmente esta postura não tem em Portugal e por razões da Lei vigente, um benefício aos que gerem bem e um prejuízo aos municípios, empresas publicas e ministérios que apresentam dividas descontroladas.

Refiro também que a taxa de desemprego atual no concelho Proença-a-Nova é uma das mais baixas da Beira Interior (11,5%) e muito abaixo dos valores nacionais. Criaram-se aqui cerca de uma centena de empregos, muitos em áreas altamente qualificadas. O apoio social em tempos de crise tem sido um trabalho de grande significado humano e solidário, quer na requalificação de casas degradadas de famílias carenciadas, quer no apoio a alunos do ensino superior vindos de famílias sem recursos e ao banco alimentar, entre outros.

Quer referir algumas das iniciativas marcantes deste ultimo mandato, a construção do centro educativo de Proença-a-Nova, o novo espaço de mercados e feiras de Sobreira Formosa, a galeria Ribeiro Farinha, as redes de esgotos na Pedra do Altar e Moitas a requalificação do Parque empresarial de Proença-a-Nova, pólo fundamental para o relançamento da economia local, a plataforma Proença Origem, o laboratório de análises de vinhos e numerosos cursos na área agrícola, informática no Centro Ciência Viva da Floresta, as feiras temáticas o apoio associativo e muitas outras.

É claro que a obra não está acabada mas a vontade e a competência deste executivo liderado por João Paulo Catarino é a garantia de que ainda existem políticos que cumprem as suas promessas e que merecem o voto e a confiança dos eleitores.

 

Victor Bairrada

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais