Primeira Página Jornal Opinião De Império à Miséria
 

10

Mar

De Império à Miséria
Opinião
Escrito por Luís Araújo   
De Império à Miséria

 Lus_Arajo.ssSegundo os nossos governantes, Portugal passa por uma grande crise que também está afetando a Europa. A Troika está tentado controlar a economia dos países com maior dificuldade.

 

Mas esta crise não nos deve surpreender. Segundo a nossa história passaram pelo nosso país governantes estrangeiros que arruinaram a nossa economia.

Portugal um país que tinha um império colonial que sustentou a sua economia durante anos começou a decair com a perda da nossa autonomia com a coroa espanhola a governar Portugal.

Tudo começou com Filipe I que governou por dois anos, tempo suficiente para causar grandes estragos com os saques que efetuou. Durante a Dinastia Filipina, D. Filipe II nomeia D. Diogo da Silva e Mendonça como vice-rei. Esta nomeação custou aos cofres portugueses uma fortuna. Mas os nossos governantes estrangeiros não ficaram por aqui, a Margarida de Sabóia foi outra estrangeira que governou Portugal como vice-rainha e que realizou várias reformas financeiras como o aumento dos impostos que causou uma grande agitação social levando à sua demissão.

Mais tarde o poder político português passa a ser cobiçado por Napoleão, o que envia o General Junot. Este general censura os jornais e periódicos da época muitas vezes manipulando a imprensa. È curioso o interesse de frança por Portugal.

Embora os ingleses viessem em auxílio de Portugal para libertar este país do jugo espanhol, a Inglaterra tinha os seus próprios interesses. Se Portugal tinha sido saqueado por franceses, Artur Wellesley concorda com a retirada dos franceses levando o nosso espólio em 1808. Dois anos depois deixa milhares de pessoas morrem à fome.

Por fim o general Beresford deu um golpe profundo na nossa economia por gastar mais de 80% do orçamento no seu exército.

Agora a Troika que tem vindo impor medidas rigorosas em Portugal. Isso faz-nos refletir se não estamos perante uma outra situação de ruina causada por estrangeiros.

Cabe a todos nós avaliar. Mas uma certeza podemos ter, há muitos anos que temos sido mal governados.

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais