Primeira Página Jornal Desporto Primeira edição da prova na zona do Pinhal contou com a participação de pilotos do concelho
 

Ter

06

Set

Primeira edição da prova na zona do Pinhal contou com a participação de pilotos do concelho
Desporto
Vitória de Rui Sousa na Baja Proença-Oleiros


Primeira edição da prova na zona do Pinhal contou com a participação de pilotos do concelho

 


O primeiro dia de competição correu bem a Miguel Barbosa, com a vitória na super especial de 9 quilómetros na zona do Aeródromo das Moitas, mas foi de Rui Sousa o triunfo na primeira edição da Baja TT Proença-Oleiros. A etapa "rainha" da prova, com um percurso de 143,61 quilómetros cumpridos em duas etapas, juntou domingo centenas de pessoas distribuídas por vários locais com boa visibilidade sobre os trilhos florestais, elogiados pela generalidade dos participantes pela beleza e exigência técnica. Nas duas rodas, Mário Patrão confirmou a liderança na classificação geral do campeonato, enquanto João Lopes perdeu a invencibilidade nas Quads, categoria em que o primeiro lugar do pódio foi para Humberto Pinto.

Depois de quatro meses e meio de paragem forçada pela anulação de duas provas, o campeonato regressou com a estreia nos trilhos do Pinhal, com organização da Escuderia de Castelo Branco e apoio dos Municípios de Proença-a-Nova e Oleiros. A prova a contar para os campeonatos nacionais terminou sem incidentes, estando reunidas as condições para que o todo-o-terreno profissional volte aos dois concelhos em 2012. João Paulo Catarino, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, sublinha que a Baja é "uma boa forma de mostrar as potencialidades do concelho", mas em relação à organização no próximo ano ressalva que as condições terão de ser avaliadas no devido tempo.

Miguel Bruno (Tapa), que participou como adjunto do director de prova na categoria Moto, destaca a forma como o público "respeitou a organização e as regras de segurança, contribuindo para o êxito da prova". Logo na sexta-feira à tarde começou a sentir-se o ambiente de festa em torno da Baja Proença-Oleiros. Três dos pilotos do topo da tabela, incluindo Miguel Barbosa, testaram os carros num pequeno circuito de dois quilómetros preparado pela organização. O vice-presidente e vereador do Município de Proença-a-Nova, assim como alguns aficionados que assistiam aos treinos, tiveram possibilidade de andar com os pilotos, que se mostraram disponíveis para conduzir quem quis experimentar as emoções do todo-o-terreno.

Depois da manhã de verificações técnicas e administrativas, sábado à tarde iniciou-se a super especial no circuito junto ao Centro Ciência Viva e Aeródromo. Domingo o dia foi repartido entre os concelhos de Proença-a-Nova e Oleiros, com a chegada dos concorrentes auto ao pódio, no parque urbano, a terminar já ao início da noite.

Paulo Cardoso, natural da freguesia de Peral, voltou este ano ao campeonato moto, depois de uma paragem causada por um acidente grave sofrido em 2007. Uma avaria no travão causou-lhe dificuldades na primeira passagem pelo sector selectivo, mas o segundo "correu melhor" e permitiu-lhe terminar a prova a retomar ritmo competitivo. Problemas pessoais à parte, Paulo Cardoso elogia a "excelente organização".

Também Nuno Martinho, outro dos pilotos do concelho em prova, foi traído por um problema técnico quando estava a fazer uma prova excelente, tendo ultrapassado meia dúzia de pilotos antes de ser forçado a desistir. Américo Rolo, que contava fazer este fim-de-semana a estreia em auto, não chegou a correr devido a uma avaria eléctrica. "Gostava que a estreia fosse em Proença, mas paciência. Daqui a 15 dias estarei em Idanha."

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais