Primeira Página Jornal Saúde qual a prevalência de Hipertensão Arterial e de Fibrilhação Auricular, na população adulta do Concelho da Covilhã"
 

Qui

11

Ago

qual a prevalência de Hipertensão Arterial e de Fibrilhação Auricular, na população adulta do Concelho da Covilhã"
Saúde
A Hipertensão Arterial e as Arritmias Cardíacas, constituem em Portugal, quer pela sua elevada prevalência quer pelas suas complicações e consequências potenciais, um importante problema de saúde pública.
Por considerarem fundamental ter um maior conhecimento da realidade local, com vista à implementação de políticas de prevenção eficazes, nomeadamente ao nível dos cuidados de saúde primários, dois discentes da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, encontram-se a realizar os seus projectos de investigação académica na área da Cardiopneumologia, procurando saber qual a prevalência de Hipertensão Arterial e de Fibrilhação Auricular, na população adulta do Concelho da Covilhã.

Com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho da Covilhã, têm vindo a realizar rastreios gratuitos à população, nos quais efectuam electrocardiograma e avaliação da Tensão arterial, bem como um questionário que visa identificar factores de risco.

 

A adesão da população tem sido extraordinária, a exemplo do que aconteceu na Freguesia do Ferro, onde cerca de 80 pessoas os efectuaram, e muitas outras ficaram de fora por escassez de tempo.

Estes rastreios e parcerias são consideradas fundamentais, por Paulo Tourais, Presidente da Junta de Freguesia do Ferro, "na medida em que, estas iniciativas, permitem que as instituições de ensino superior deixem de estar fechadas sobre si próprias, privilegiando a convergência entre a teoria e a prática, em prol da comunidade em que se inserem."

Para que este rastreio seja eficaz, todos os cidadãos receberão posteriormente os exames, devidamente relatados, para que, em caso de existência de um problema de saúde, possam recorrer ao seu médico de família ou a um especialista da área.


Junta de Freguesia do Ferro
Rua do Espírito Santo, 34 6200-571 Ferro
Tel. 275 341 255 Fax 275 341 253
www.freguesiadoferro.blogspot.com

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais