Primeira Página Jornal Sociedade VIAGEM À EUROPA 2011
 

Qua

20

Jul

VIAGEM À EUROPA 2011
Sociedade
VIAGEM À EUROPA 2011
Chegaram este domingo, 17 de Julho, ao final da tarde, os 32 jovens estudantes do Concelho de Mação que participaram na 11.ª Viagem à Europa promovida pela Câmara Municipal de Mação. Este ano, os pontos principais de visita foram o Parlamento Europeu (Bruxelas) e o Futuroscópio (França), locais que visitaram na companhia de estudantes do Município vizinho de Sardoal, que arrancou com esta iniciativa há 18 anos, e com colegas de Constância, cuja Autarquia aderiu a esta iniciativa realizando a viagem pela primeira vez. Ao todo, 135 pessoas de três Municípios, 9 dias de viagem, quatro mil quilómetros percorridos pelas estradas de Portugal, Espanha, França e Bélgica, muitos locais visitados, novos conhecimentos na bagagem e muitas peripécias para contar e recordar.

Nesta jornada pela Europa, os jovens estudantes dos três Municípios contaram com a presença e apoio dos seus Presidentes de Câmara: Saldanha Rocha (Mação), Fernando Moleirinho (Sardoal) e Máximo Ferreira (Constância), assim como de vários técnicos de cada uma das Autarquias e professores.

O Parlamento Europeu, em Bruxelas
A visita ao Parlamento Europeu teve lugar no dia 12 de Julho, onde os jovens de Mação, Constância e Sardoal foram, uma vez mais, muito gentilmente recebidos pelo eurodeputado Carlos Coelho, do Grupo Parlamentar do PPE, e pela sua simpática equipa. Este ano, e pelo facto de a viagem se realizar no início de Julho, foi possível observar de perto o funcionamento normal do Parlamento, uma vez que os eurodeputados ainda não tinham entrado no período de férias e a data da visita ter correspondido a uma das semanas em que os trabalhos se realizavam em Bruxelas.
O eurodeputado Carlos Coelho reuniu com os jovens portugueses, dando algumas notas sobre a constituição da Europa, a globalização e o Tratado de Lisboa e esta foi uma excelente oportunidade para que os alunos colocassem as suas questões e esclarecessem as suas dúvidas sobre temas da actualidade, sobretudo relacionados com a crise vivida não só em Portugal como noutros países europeus e a forma como esta situação afecta toda a Europa. Nesta ocasião todos os elementos da comitiva portuguesa receberam um passaporte com os seus dados pessoais e informações sobre a Europa e almoçaram depois no Parlamento, numa refeição oferecida pelo Grupo Parlamentar do PPE.
A tarde foi depois aproveitada para visitar a Grand Place e alguns dos monumentos da cidade de Bruxelas, assim como para provar o famoso e saboroso chocolate belga e comprar lembranças para trazer para Portugal.

O Futuroscópio
A passagem pelo Futuroscópio (ou Parque do Futuro) aconteceu no dia 14 de Julho, feriado nacional em França, data em que se comemora a Tomada da Bastilha. O dia foi de grande diversão e, durante 14 horas, os estudantes percorreram todo o Parque, experimentando as atracções multimédia, as novidades tecnológicas, os cinemas e simuladores a 3D e 4D, assim como os magníficos espectáculos temáticos. As atracções mais apreciadas foram a "Dança com os Robots", "Artur, a Aventura em 4D", "Vienne Dinâmica" e o fascinante espectáculo nocturno de encerramento, que inclui jogos de água, laser, música e pirotecnia.
O dia foi longo e cansativo, mas muito, muito divertido. Tão divertido que muitos dos jovens aventureiros chegaram a repetir as passagens pelos vários pavilhões.

Nove dias de Viagem e muitos conhecimentos na bagagem
Para além do Parlamento Europeu e do Futuroscópio merecem destaque outros locais de interesse cultural, histórico e turístico por onde a comitiva passou nestes nove dias de Viagem, como a acolhedora cidade de Chauvigny, com a sua cidadela medieval ou Montmorillon, conhecida como a Cidade da Escrita e dos Mestres Livreiros, ou Salamanca, que é já ponto de paragem obrigatório ano após ano.

Refira-se que a Câmara Municipal de Mação organiza esta Viagem para os jovens estudantes do seu Concelho. Uma iniciativa, este ano na sua 11.ª edição, que se realizou entre 8 e 17 de Julho, e que proporcionou momentos únicos aos seus participantes, dando-lhes a conhecer novas culturas, novas realidades, assim como proporcionando novas experiências enquanto estudantes e cidadãos europeus. Esta é, sem dúvida, uma oportunidade única para enriquecerem o seu percurso académico e pessoal, alargando os seus horizontes à Europa e ao Mundo. Por conseguinte, a Autarquia faculta o transporte de ida e volta dos jovens, a entrada nos locais a visitar, bem como a estadia nos Parques de Campismo e várias refeições.
Durante os nove dias de Viagem, a Rádio Tágide disponibilizou um espaço diário para que família, amigos, assim como Munícipes dos três Concelhos envolvidos e todos os ouvintes pudessem acompanhar, em directo, na Rádio Tágide, as notícias diárias a partir de um qualquer ponto da Europa.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária