Primeira Página
 

Ter

05

Jul

IPCB é a 5ª instituição de Ensino Superior mais eficiente, a nível nacional
Educação
IPCB é a 5ª instituição de Ensino Superior mais eficiente, a nível nacional
O Instituto Politécnico de Castelo Branco é uma das instituições de Ensino Superior público mais eficientes, apresentando um custo com pessoal por aluno diplomado abaixo da média nacional. De acordo com o INDEZ 2010 - Inquérito realizado aos Estabelecimentos de Ensino Superior Público, publicado pela Direcção Geral do Ensino Superior, o IPCB é a quarta instituição de natureza politécnica que menos gastos teve com pessoal, docente e não docente, ficando apenas atrás da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, do IP do Cávado e Ave e IP de Coimbra. Todos os restantes Institutos Politécnicos apresentaram valores superiores enquanto no universo universitário apenas o ISCTE foi mais eficiente que o IPCB. Considerando todo o universo de ensino superior, incluindo as universidades, em 35 instituições públicas o IPCB situa-se em 5º lugar.
Em 2010, o IPCB apresentou um custo com pessoal de 14.401 milhões de euros, valor que ficou bastante abaixo da média (18.362 milhões) das instituições de natureza politécnica e das Universidades (20.802 milhões).
Carlos Maia, presidente do IPCB, salienta que "apesar das despesas com pessoal terem um peso muito elevado no orçamento da Instituição tem havido um enorme esforço de rentabilização dos recursos, que se reflecte também nos números que são agora apresentados".
 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.