Primeira Página
 

Dom

29

Mai

“A ligação ao IC8 será uma realidade a curto prazo”
Política
Diamantino Calado Pina é o presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, na Sertã. Desde os tempos de estudante, no início dos anos 70 e depois do 25 de Abril, sempre estive ligado à política. "Tenho um passado que me orgulha, pois estive sempre presente no verão quente de 75, em quase todos os acontecimentos da época. Fui um dos fundadores dos SUV's(Soldados Unidos Vencerão), o que para mim foi a maior escola da política", realça.

Diamantino Pina está no quarto mandato na Junta de Freguesia, com interregno de um mandato. Exerceu algum tempo funções de vereador.

O autarca diz que, infelizmente o Governo Central cortou cerca de 10 por cento do FFF, o que, sem dinheiro, torna complicado assegurar os serviços básicos. "Também as dívidas da Câmara e o corte nas receitas limitam a capacidade de investimento", destaca, acrescentando que "possuímos um diálogo permanente e positivo com o Município, o que contribui para que os objectivos que traçámos sejam realizados".

As obras mais importantes são dotar as populações com boas vias de comunicação, acabar com habitações sem abastecimento de água ao domicílio e dotar toda a periferia da vila com saneamento básico, "pois as populações têm direito a águas e esgotos".


Presentemente, estão a decorrer obras de abastecimento de água aos Matos do Pampilhal e de asfalto à capela de S.Macario e Mendeira-Várzea de Pedro Mouro. Seguir-se-ão outros previstos no plano de actividades.
A grande aposta deste mandato é a requalificação de espaços verdes e de lazer. Encontra-se em fase inicial as obras de instalação de um parque infantil e parque de merendas junto à Urbanização de Alcobia, e tudo indica que naquela zona poderá ficar instalado um parque de apoio a caravanistas.

A candidatura para a construção de um miradouro na Serra de s. Macário deverá ser aprovada e aquele espaço de visitas deslumbrantes terá finalmente a sua valorização. "Para tudo isto é preciso financiamento, mas contamos com o apoio imprescindível do Município e do presidente da Câmara", frisa, informando que o processo de requalificação do parque de feiras e da criação de um verdadeiro jardim encontra-se e andamento. Está apenas dependente da boa vontade do proprietário do terreno anexo, para possível alargamento, pois as negociações decorrem a bom ritmo.


Para o autarca, a ligação de Cernache do Bonjardim a Ferreira de Zêzere continua a ser uma miragem, pois pretendem apenas asfaltar a ER 238, e manter as curvas, "o que não aceitamos, pois esta via rápida seria um pontapé de saída para o nosso desenvolvimento. Aguardamos por melhores dias e novas políticas".

Mas esclarece que, finalmente, após duas décadas, a ligação ao IC8 será uma realidade a curto prazo, pois já se encontra em fase de negociações com os proprietários dos terrenos abrangidos por tão ansiada via.

A fixação de empresas continua pendente de processos burocráticos da 2ª fase da Zona Industrial, e da criação de infra-estruturas. "Apesar da crise existem empresários interessados em investir- o que é um orgulho para todos nós".

No tocante a caminhos florestais no corrente ano, crê que por motivos de calendarização não foram ainda contemplados. Apesar de ser uma necessidade urgente a limpeza dos caminhos e a criação de aceiros para facilitar o trabalho dos Bombeiros.

A insegurança é uma realidade de que Diamantino Pina fala com empenho. "Temos reivindicado mais efectivos, mas nãos somos atendidos. O excelente quartel existente, um dos melhores do distrito, tem quase apenas um valor decorativo. Esperamos que a curto prazo a situação seja alterada".

Sobre a situação dos possíveis cortes de apoios governamentais às escolas com contrato de associação, como é o IVS, destaca que desde o início a Junta de Freguesia tem defendido intransigentemente os interesses do Instituto Vaz Serra, dos pais, dos alunos, dos professores, dos funcionários, e de todos os que se encontram ligados a esta obra histórica, educativa e social da freguesia e de toda a zona do Pinhal.

 

Património edificado

Não tendo ao nível do património classificado, nem ao nível histórico, grandes referências (excepção feita à Igreja Matriz de S. Sebastião de Cernache do Bonjardim - classificada pelo IPPAR e ao edifício Atelier Túllio Victorino, de arquitectura Neo-Árabe - em classificação), a freguesia de Cernache do Bonjardim possui algumas capelas lindíssimas (Capela da Mendeira), edifícios de traça arquitectónica relevante (edifício Clube Bonjardim) e algumas casas particulares apalaçadas, interessantes, sob o ponto de vista arquitectónico.
A beleza de alguns dos seus azulejos, a biblioteca (riquíssima), a igreja e o encanto natural da quinta (com cerca de 23 hectares), tornam o Seminário do Priorado do Crato (1791), sob o ponto de vista do património, local de visita obrigatória.

Património Natural
Inserida numa das maiores manchas florestais da Europa e protegida por um conjunto de serras que formam uma muralha natural, (Lousã e Espinhal; Melriça; Alvelo e Cabeço Rainha; Alvaiázere), quase equidistantes e a cerca de 30 quiilómetros de distância, Cernache do Bonjardim, situa-se num pequeno planalto com cerca de 475 metros de altitude, caracterizado por declives acentuados e vales profundos e encaixados, cortados por inúmeras linhas de água que correm em diversas direcções, proporcionando panoramas paisagísticos de aprazível beleza, natural.
A albufeira e a floresta (60% da ocupação do solo), complementam e contribuem para um património natural que merece a pena visitar.
Gastronomia


De uma riqueza preciosa são os sabores da nossa gastronomia. O Maranho (prato gastronómico que melhor caracteriza toda a região), o bucho recheado, os enchidos, o peixe do rio, as queixadas, são algumas das iguarias com que se pode deliciar em qualquer restaurante da freguesia. Depois, coma e presenteie os amigos com os Cartuchos de Amêndoa à Moda de Cernache (doçaria fina, tipicamente desta freguesia) e não se esqueça de perguntar pelas merendas doces. Se puder, prove ainda o inconfundível néctar da aguardente de medronho.

 

Eventos:
Festival de Folclore - Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de C. Bonjardim (2ª. Quinzena de Abril)
Dia do Feriado Municipal e de D. Nuno Álvares Pereira - (24 de Junho)
Festival de Folclore - Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim (1ª. Semana de Julho)
Noite de Talentos (Agosto)
Cantar os "Bolinhos" - (01 de Novembro - Dia de Todos os Santos)
Queima do Madeiro - cantar das Janeiras (Época Natalícia)

Romarias:
S. Macário (5ª. Feira da Assunção)
Santos Populares (13 de Junho)
S.João Batista (24 de Junho)
Nossa sª. Srª. Das Neves (05 de Agosto)

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.