Primeira Página Jornal Desporto Alunos do concelho de Oleiros destacam-se em concurso da Naturtejo.
 

Qui

26

Mai

Alunos do concelho de Oleiros destacam-se em concurso da Naturtejo.
Desporto
Alunos do concelho de Oleiros destacam-se em concurso da Naturtejo.

No âmbito de um concurso escolar lançado no ano lectivo 2010/2011, pela Comissão Nacional da UNESCO e pelos Geopark Naturtejo e Geopark de Arouca, os alunos de Oleiros destacaram-se com os seus trabalhos sobre "Recursos Naturais para a Sustentabilidade". Assim, na categoria Pré-Escolar e 1.º Ciclo, foi vencedor o Jardim-de-infância de Oleiros, seguindo-se o Jardim-de-infância do Estreito e do Orvalho (2.º e 3º lugares). Já na categoria, Ensino Secundário, a Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade (Oleiros), recebeu o 2.º prémio. Entre visitas, saídas de campo, ateliers de fósseis, desportos de aventura e máquinas fotográficas, a totalidade dos 45 alunos das várias escolas do concelho honraram bem o território e mostraram, uma vez mais, o seu profundo conhecimento sobre Desenvolvimento Sustentável.

Recorde-se que o Concurso Escolar "Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável" (DEDS), subordinado ao tema: "Recursos Naturais e Sustentabilidade", consistiu numa actividade dinamizada no âmbito da "Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável" (2005-2014). O tema do concurso foi escolhido tendo em conta que as Nações Unidas declararam 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade e 2011 como o Ano Internacional das Florestas.

Esta foi uma acção dinamizada pelo Geopark Naturtejo e que se inseriu nos Programas Educativos Escolares destinados a todos os alunos e professores dos estabelecimentos de ensino público e privado inseridos no território do Geopark Naturtejo. O objectivo passou por sensibilizar alunos e formandos e por seu intermédio, os habitantes do território do geoparque para a temática, estimulando a curiosidade das crianças e jovens para os objectivos da DEDS, incentivando-os a produzir cartazes, maquetes, filmes, trabalhos escritos e protótipos.

Simulacro de queda no Ginásio Municipal

Em estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Oleiros, as Piscinas Municipais de Oleiros realizaram um simulacro de uma queda no Ginásio Municipal, o qual permitiu fornecer a informação necessária de como actuar caso aconteça algum incidente do género. A ocorrência permitiu assim esclarecer como socorrer a vítima, verificar os seus parâmetros vitais, realizar manobras de reanimação e estabilização da vítima.

Pinhal Total vai participar no maior encontro de motorizadas antigas

A Associação Pinhal Total vai participar, no próximo dia 11 de Junho, no Maior Encontro de Motorizadas Antigas, o qual irá ter lugar em Fátima. A concentração de participantes, cerca de 40 até ao momento, está marcada para as 14 horas do dia 10, junto da Câmara Municipal, seguindo-se depois a viagem até Fátima. Cada participante terá direito a assistência em viagem, hotel, alimentação, brinde e inscrição do evento, no qual haverá contagem de motorizadas com idade igual ou superior a quinze anos, para efeitos de record do Guiness.

Inauguração de obras de melhoramento em Cava

Realizou-se no passado dia 21 de Maio (Sábado), o Convívio da Associação Recreativa, Cultural e de Melhoramentos da Cava, freguesia da Madeirã, o qual se traduziu num dia bastante preenchido. O convívio teve início com a celebração de uma Missa para todos os presentes, onde o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros José Santos Marques e o Vereador Victor Antunes. Na ocasião foi ainda inaugurada a cobertura de um largo destinado a convívios entre a população e houve lugar para um apontamento musical "Cantigas da Aldeia", executado pelas habitantes de Cava. A animação foi uma constante e os convivas puderam ainda participar num lanche de confraternização entre todos.

Viagem pela História Geológica de Oleiros


Realizou-se no passado dia 20 de Maio a "Viagem pela História Geológica de Oleiros", uma actividade pedagógica inserida no Festival da Paisagem. Este foi um Programa Educativo especial para os alunos de Oleiros, com o objectivo de celebrar a paisagem com uma viagem pelas principais etapas da história geológica da região, marcada nas paisagens do seu dia-a-dia. A visita começou na Pedreira da Penha Alta, um dos geossítios da Serra do Moradal mais representativo do oceano que outrora cobriu a região. Seguiu-se o Miradouro do Zebro, com testemunhos do levantamento dos estratos pela colisão dos continentes, materializados em grandes estruturas dobradas. A paragem seguinte foi o geomonumento Fraga da Água d'Álta, onde foi analisada a acção erosiva da água sobre as rochas. Os 24 alunos do 11º e 12º anos da Escola Secundária Padre António de Andrade terminaram esta viagem de 580 milhões de anos no geossítio Miradouro do Mosqueiro. Aqui foi interpretada a paisagem natural e antrópica e a actividade encerrou com um debate sobre estratégias de geoconservação em Oleiros.


1.º Convívio de pesca embarcada ao achigã da ARCO foi um sucesso

A Associação Recreativa e Cultural de Oleiros (ARCO) promoveu no passado Sábado (dia 21 de Maio) o 1.º Encontro de Pesca Desportiva ao Achigã, na modalidade de pesca embarcada. O evento teve lugar no Vale do Zêzere, junto à Aldeia do Xisto de Ávaro e revelou-se um enorme sucesso, superando as expectativas e demonstrando, uma vez mais, que a pesca desportiva pode representar um importante vector de atracção turística.

Ao todo concorreram 27 embarcações, num total de 56 concorrentes. A prova decorreu entre as 10 e as 17 horas, tendo a pesagem ocorrido na vila de Oleiros, ao final da tarde. A dupla vencedora, Pedro Silva e Rui Gomes, capturou 3,100 Kg de pescado, sendo que o maior exemplar exibido coube a Pedro Silva, com 1,840 Kg. No final, os 26 peixes capturados, todos com a medida mínima regulamentar de 27 cm, foram devolvidos à albufeira em perfeitas condições. Com a realização desta prova, fica comprovada a vocação de Álvaro para a realização deste tipo de iniciativas, o que justifica o investimento pensado para dotar o local das melhores infra-estruturas, quer em termos desportivos como turísticos.

Ciclo de Caminhadas Oleiros em Marcha

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Oleiros está a promover o Ciclo de Caminhadas "Oleiros em Marcha", o qual se divide em caminhadas nocturnas, com início marcado para as 21 horas (dias 3, 8 e 17 de Junho e caminhadas diurnas, com início pelas 9 horas, (dias 5, 12, 19 e 26 de Junho - Caminhada final).

15.ª edição do FESTIL

Está agendado para o dia 12 de Junho, numa tenda instalada para o efeito no Recinto das Feiras, em Oleiros, o XV Festil (Festival da Canção Infantil de Oleiros), uma iniciativa iniciada em 1989 pela ARCO (Associação Recreativa e Cultural de Oleiros). Com organização a cargo daquela associação local, o evento conta ainda com o apoio do Município e Junta de Freguesia de Oleiros e do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.

A realização deste Festival só é possível graças ao empenho de um grupo de músicos responsável por todo o suporte musical e que em todas as edições, para além de preparar todos os ensaios, se tem dedicado para que o acontecimento cultural atinja os índices de qualidade que se têm revelado ano após ano. Com formação inicial constituída por Albino Coelho Caldeira, Fernando Reis e José Coelho Caldeira, neste momento, devido ao desaparecimento precoce de Fernando Reis, o grupo alargou-se, contando com a participação de alguns talentos revelados em anteriores edições do Festil, como é o caso de Raquel Mateus Dias, David Facucho Caldeira e João Carlos Dias.

Passeios dos Idosos estão de volta

O Município de Oleiros volta a realizar, uma vez mais, os já habituais "Passeios dos Idosos", os quais estão agendados para o trimestre de Maio a Julho. Assim, durante este período, cada Freguesia irá proceder à marcação deste mítico passeio anual, pelo que os interessados deverão dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência. Podem inscrever-se todas as pessoas com mais de 60 anos, residentes no concelho de Oleiros, uma faixa etária alargada, passando dos 65 para os 60 anos, de forma a garantir a participação de um maior número de pessoas.

LAFI homenageia pessoas idosas da Freguesia da Isna

Pela segunda vez a LAFI (Liga dos Amigos da Freguesia da Isna) levou a cabo a sua iniciativa de homenagear e celebrar em vida as quatro pessoas mais idosas da freguesia. Aconteceu este ano tal acto decorrer com grande entusiasmo no Domingo de Páscoa. O dia esteve acolhedor, soalheiro e do agrado de todos. Parecia um dia perfeito para um gesto solidário e sobretudo de enorme dignidade humana. No final da missa, um dos elementos da LAFI leu a notícia ao povo, anunciando a entrega nessa tarde, a cada uma dessas pessoas, de um folar de Páscoa, constituído por um cabaz com vários produtos caseiros e de um Diploma de Vida e Agradecimento, com os dados de cada pessoa.

Teresa Ribeiro (da Corga do Moinho), Joaquim Barata Dão (da Isna), António Martins ("do Seladinho", Isna) e Maria Ribeiro (da Isna), foram os homenageados que receberam os membros da associação com bastante afabilidade e reconhecimento por tão nobre gesto. Depois do Adeus da despedida, ficou já marcado o regresso para o próximo ano.


Prova de orientação nocturna adiada devido à realização de eleições


Devido à realização das eleições legislativas, agendadas para o dia 5 de Junho, a prova de orientação nocturna promovida pela Juvebombeiro de Oleiros, marcada para o dia 4, foi adiada para uma data a designar posteriormente, após o cumprimento do período crítico de incêndios florestais.


Feira Renascentista em Oleiros


O Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, em parceria com a Câmara Municipal de Oleiros e o Grupo Teatral Viv´Arte, vai promover, nos dias 18 e 19 de Junho, uma Feira Renascentista que visa retratar a época de mil e quinhentos, num acontecimento de recriação histórica da atribuição do Foral Manuelino à Vila de Oleiros. Recorde-se que foi também nesta época, mais precisamente em 1581, que nasceu o Padre António de Andrade, ilustre Oleirense e patrono daquele Agrupamento.

A comunidade escolar está toda envolvida na organização do evento, o qual vai ter lugar no centro histórico da vila de Oleiros, empenhando-se na recriação da sociedade de então com os seus usos e costumes. Todos os intervenientes estarão vestidos com trajes da época, manufacturados pelos pais, professores, funcionários e alunos do Agrupamento. A animação não irá faltar, com cortejos régios e danças justas de milícias e muitas outras andanças, assim como as tradicionais tabernas do burgo com os petiscos da época ou os mercadores da época, fazendo as delícias de eventuais compradores.

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais