Primeira Página Jornal Sociedade Padre Manuel Rodrigues e Casa da Comarca da Sertã galardoados com a Medalha de Ouro do Município
 

Seg

20

Set

Padre Manuel Rodrigues e Casa da Comarca da Sertã galardoados com a Medalha de Ouro do Município
Sociedade
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Em cerimónia realizada no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, no passado dia 19 de Setembro, e integrada nas comemorações dos 725 anos da atribuição do Foral a Vila de Rei, foram homenageados a título póstumo o Padre Manuel Rodrigues, bem como a Casa da Comarca da Sertã com a medalha de ouro do Município, assim como o funcionário da autarquia Fernando Moura, com a Medalha de Bons Serviços, pelos 25 anos ao serviço da autarquia.

O Padre Manuel Rodrigues, nascido a 19-1-1912 em Boafarinha, tendo vindo a falecer em Lisboa, a 26-6-1956 e as suas exéquias fúnebres foram realizadas em Vila de Rei.

Para além de ter exercido o seu múnus espiritual com elevado empenho e dedicação, foi ainda um homem com elevado sentido do social e comunitário.

Tinha plena consciência dos seus especiais deveres de cidadania, que entendia não se limitarem apenas às de membro do clero. A freguesia de Fundada e, consequentemente, o Concelho de Vila de Rei, muito beneficiaram com o labor do seu trabalho.

Segundo Irene Barata, presidente da autarquia, "conheci de perto o Sr. Padre Manuel Rodrigues, considerando que o seu sentido de dever, espírito de missão, lealdade e sobretudo, o dinamismo e verdade com que desempenhava as suas funções são um exemplo claro, que poderia funcionar como um manual de boa conduta a todos os políticos deste país."

Recebeu das mãos da Sra Presidente da Câmara o galardão, Maria Natália Rodrigues, sua sobrinha, e a pessoa que mais de perto privou com o homenageado.

A Casa da Comarca da Sertã fundada a 4 de Fevereiro de 1946, foi galardoada no seguimento da excelência dos serviços prestados aos concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, e em particular Vila de Rei, bem como, as freguesias de Amêndoa e Cardigos do Concelho de Mação. Contribui no apoio e trabalho de divulgação de actividades de cultura destes concelhos, promoção de conferências, actividades culturais e recreativas, bem como, uma maior colaboração com as Instituições do Município Lisboeta, participando em iniciativas deste, em representação da região ou dos seus concelhos.

É uma Entidade que desde a sua existência se preocupou, essencialmente, com o apoio aos conterrâneos residentes em Lisboa nas áreas de saúde, emprego, cultura e actividades recreativas, e num forte empenhamento no apoio, quer por iniciativa própria, quer pela solicitação de entidades locais, ao desenvolvimento da região sobretudo ao nível das infra-estruturas.

Recebeu o galardão o Sr. Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, Eng. Pedro Amaro, das mãos do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, General Narciso Mendes Dias.

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais