Primeira Página Jornal Economia e Negócios ExpoCastelo mostra o processo de fabrico do pão
 

Qui

28

Mai

ExpoCastelo mostra o processo de fabrico do pão
Economia e Negócios
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   

ExpoCasteloA freguesia do Castelo, na Sertã, realiza nos dias 29, 30 e 31 de Maio, mais uma edição da ExpoCastelo, um certame de divulgação de actividades económicas, artesanato e da própria freguesia do Castelo, que tem lugar no pavilhão local. O certame abre no dia 29 de Maio, pelas 19 horas, com a presença das entidades oficiais, seguida da visita aos 35 stands.

Pelas 20 horas abre o restaurante, com vários pratos gastronómicos da região, nomeadamente a cachola, bacalhau à castelense, queijadas de porco e maranho, explorado pelo Centro de Dia do Castelo.

O grande destaque da edição deste ano é a reconstituição de todo o processo de obtenção do pão de milho. Haverá um moinho a moer os cereais, mulheres a amassar, a tender e a colocar no forno. No recinto da feira estará em exposição o tradicional fumeiro artesanal, bem como o alambique tradicional a produzir aguardente.

O artesanato será outra vertente que não será descurada. Marca presença um sapateiro de Oleiros, o artesão da Gaspalha, os irmãos cesteiros da Aveleira e um vidreiro da Marinha Grande, que fará objectos em vidro.

Ainda na sexta-feira haverá diversos pontos de interesse, nomeadamente a apresentação de trabalhos dos alunos do jardim-de-infância e do 1º Ciclo, sobre o tema “Castelo, a Floresta, a Preservação da Natureza e a Reciclagem”. Segue-se a entrega de lembranças aos alunos do Jardim-de-Infância e do 1ºCiclo. Pelas 22 horas acontece um momento importante a nível de animação do certame, com a actuação das tunas académicas Estudantina, de Coimbra e Medicina, de Coimbra.

ExpoCasteloNo sábado, dia 31, o dia é dedicado aos desportos radicais. Motos e jipes serão colocadas à prova na pista de obstáculos criada junto ao Pavilhão do Castelo. Vão encontrar valas com água, lombas e outras dificuldades.

À noite funcionam de novo os restaurantes, com os pratos típicos do Castelo. Pelas 22 horas actua o artista Ruizinho de Penacova e a sua banda.

No domingo, a feira abre pelas 11h30. Às 15 horas actua a Filarmónica de Pedrógão Grande, seguido do IV Encontro de Tocadores de Concertinas e Acordeões. Estarão presentes dezenas de tocadores, que animarão a tarde.

Pelas 20 horas, actua o grupo de música popular da Casa do Povo de Montalvão, seguido da actuação do artista Gabriel. À noite sobe ainda ao palco o artista brasileiro Sillas da Guitarra, com a sua banda e bailarinas.

A organização da ExpoCastelo é da Junta de Freguesia do Castelo, com apoio da Câmara da Sertã.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária