Primeira Página Jornal Obras e Projectos Associação de Verdelhos vai ter nova sede
 

Seg

04

Mai

Associação de Verdelhos vai ter nova sede
Obras e Projectos
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   

A Associação para o Desenvolvimento e Apoio Social e Recreativo de Verdelhos, na Sertã, está a edificar uma nova sede, que resulta da reconstrução de um edifício que foi casa de habitação. O imóvel, situado num terreno doado por um popular, vai ter um piso, duas casas de banho, sala de arrumos, sala para escritório e salão de convívio, onde terão lugar as reuniões da associação, festas e convívios.

Vão ser gastos 40 mil euros. A inauguração está prevista para o dia 23 de Maio. O edifício será revestido a pedra de xisto. A direcção já está na posse de 22 mil euros. O restante virá dos donativos dos sócios (90 por cento já contribuíram), Câmara Municipal e outras entidades. Quanto às mobílias, um amigo da terra já se disponibilizou para oferecer equipamentos usados.

O presidente da Direcção destaca a importância de avançar com esta obra, uma vez que a localidade não dispõe de locais de convívio, nem mesmo um café. O responsável sublinha que durante largos anos, a aldeia esteve “moribunda”, mas agora começa a renascer e a ganhar vida. O presidente da Associação tem alguns projectos com vista a tornar Verdelhos uma aldeia modelo, em que o antigo se conjugue com o moderno.

Em carteira está o projecto de restauro dos fontanários e apoio aos idosos que passará mesmo pela visita aos idosos que estão sozinhos nas suas casas, dando-lhes uma palavra de conforto para esbater a solidão. O restauro de uma antiga forja é outra ideia, bem como alguns moinhos de água. Outrora funcionaram 10 moinhos na ribeira de Cerdeira. A Associação realizou recentemente um almoço-convívio dirigido a toda a população. O dia foi de festa. Pelas 11 horas começou o torneio de chinquilho com vista a encontrar as equipas que vão representar a aldeia no torneio inter-freguesias. Foram apuradas cinco equipas.

O almoço, que juntou 120 pessoas, foi servido nas instalações provisórias da Associação, um espaço emprestado. Não faltou o convívio e a animação musical proporcionada pelas concertinas. O momento serviu também para celebrar o aniversário da mulher mais velha da aldeia, com 94 anos. O presidente da Associação realça o facto da população ser muito dada ao associativismo, em que todos colaboram e ajudam na organização dos eventos.

Nos Verdelhos vivem, de forma permanente, 80 pessoas. Residem na localidade dois casais ingleses que também se associam a estas iniciativas.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais